Segundo especialistas, se for para comer batatas fritas, que sejam feitas em casa com pouco óleo (Foto: Pixabay)

 

Quantas batatas fritas vêm em uma porção? Segundo o médico Eric Rimm, da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, deveriam vir no máximo seis, pois elas são "uma bomba de amido" e fazem mal à saúde.

As falas do pesquisador repercurtiram ao redor do mundo após ele comentar um estudo que afirma que batatas têm um alto índice glicêmico, o que tem relação com riscos a obesidade, diabetes e doenças vasculares, em uma matéria do jornal The New York Times.

Publicada no ano passado no periódico The American Journal of Clinical Nutrition,  a pesquisa foi conduzida por um grupo de cientistas, entre eles o italiano Nicola Veronese, que ficou surpreso ao descobrir a quantidade de batatas fritas consumidas nos Estados Unidos. 

De fato, a batata é o vegetal mais consumido no país. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, os norte-americanos comem em média 52 quilos de batatas por ano, um terço delas fritas ou processadas.

Na pesquisa, Veronese observou que, controlando outros fatores de riscos, os participantes que comiam batatas fritas mais de duas vezes por semana tinham mais riscos de mortalidade em comparação aos que consumiam batatas de outras formas.

Leia também:
+ Fatbergs: entenda como montanhas de gordura se formam no esgoto
+ Dieta mediterrânea pode ajudar a prevenir depressão, diz estudo

Pensando nisso, Rimm recomenda que as pessoas evitem ao máximo o consumo de batatas fritas. "Não há muitas pessoas mandando três quartos de uma porção de batatas fritas de volta", disse ele. "Acredito que seria legal se as refeições viessem com uma salada e seis batatas fritas."

Ele recomenda ainda que as pessoas mantenham um registro da quantidade de vezes em que comem esse tipo de fritura e que, tendo uma ideia do que se come diariamente, é mais fácil criar e manter hábitos alimentares saudáveis.

Batata quente
Se a batata é uma "bomba de amido" e as fritas trazem vários riscos para a saúde, ainda é possível consumir o vegetal? A resposta é sim, mas com moderação. A especialista Elaine Magee, que já escreveu mais de 25 livros sobre nutrição, sugere que as batatas assadas em casa são as mais saudáveis.

Depois delas, as fritas também feitas em casa, porém não mergulhadas no óleo, e as batatas doces, que têm mais vitamina A e fibras. Já as batatas chips e com queijo e bacon ficam por último e devem ser evitadas.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.