Cerca de quatro mil anos atrás, o primeiro império mesopotâmico caiu, o conhecido Império Acadiano. Sua queda coincidiu com as grandes transformações do Egito, na época.

Fatos tão antigos, na maioria das vezes, ficam sem um motivo evidente durante muito tempo. Esse era um desses casos, que não sabemos o porque aconteceu. Mas recentemente isso mudou o curso das coisas.

Um estudo de estalagmites feito no Irã mostra que um evento climático generalizado, ou seja, uma mudança climática repentina, pode ter sido responsável por essa grande queda.

Mudança climática leva à queda de império acadiano

Uma equipe de cientistas, liderada pela Dra. Stacy Carolin, da Universidade de Oxford, estudou uma estalagmita da Caverna Gol-e-Zard, nas montanhas Alborz, no Irã. Essas estalagmitas foram formadas entre 5.200 e 3.700 anos atrás. Sua época de formação coincide com a época da queda do império acadiano, e com certeza, podem ter ligação com o fato.

O relatório da equipe mostrou que havia picos acentuados na quantidade de magnésio em relação ao cálcio 4.510 e 4.260 anos atrás, coincidindo com o crescimento mais lento e com as mudanças nos isótopos de oxigênio da pedra. Essas mudanças duraram 110 e 290 anos, respectivamente, antes que a composição da estalagmite retornasse aos níveis anteriores.

A indústria e a mineração de civilizações antigas deixaram, do seu jeito, uma marca no planeta. Essa pode ser um vestígio dos acadianos. Portanto, parece provável que o que quer que estivesse causando a mudança, derrubou os acadianos e alterou a química das cavernas distantes.

Mudança

A mudança, que causou o surgimento da estalagmite, pode ter sido provocada pelo aumento da poeira caindo das montanhas, o que por sua vez, parece ser uma consequência de condições mais secas da região. Essa seca é vista e presenciada até hoje naquela região.

Há um debate entre historiadores sobre o quanto a mudança climática contribuiu para o colapso da civilização. Nós não sabemos porque a Mesopotâmia secou durante este período, mas sabemos que isso provavelmente foi uma das prováveis causas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que acha loucura os apogeus e as quedas da humanidade, aquele abraço.

Essa matéria Uma ”simples” mudança climática destruiu uma antiga civilização na Mesopotâmia foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.