Imagine chegar em casa, largar o celular sobre a mesinha da sala e, magicamente, ele recarregar ali mesmo, sem tomadas e cabos. Vai demorar para esse tipo de tecnologia chegar até você, mas o primeiro passo foi dado: a FCC (Comissão Federal de Comunicações), órgão dos Estados Unidos equivalente à Anatel, aprovou o WattUp Mid Field, tornando-o, oficialmente, o primeiro padrão de recarga sem fio à distância.

Já falamos dessa tecnologia aqui Tecnoblog. Trata-se de um projeto conduzido pela Energous desde 2014. O que a plataforma faz, basicamente, é detectar dispositivos compatíveis próximos, sincronizar com eles e então começar a recarga à distância.

Para tanto, um transmissor converte energia elétrica em radiofrequência e a envia aos dispositivos com receptor compatível em um modo de propagação que permite que mais de um equipamento seja recarregado ao mesmo tempo.

A ideia é promissora porque, além de smartphones, um sistema do tipo pode recarregar teclados, caixas de som, telas e por aí vai. É empolgante (bem louco) imaginar um cenário futurista em que você não precisa ligar mais nenhum aparelho à tomada, não?

Tecnologia de recarga sem fio à distância é aprovada nos Estados Unidos

Mas é mesmo algo para um futuro bem distante. Por ora, o WattUp Mid Field funciona apenas em distâncias de até um metro a partir do transmissor. Além disso, os primeiros dispositivos dependerão de bases de recarga, pois ainda não há receptores miniaturizados o suficiente para caberem dentro de smartphones e outros dispositivos compactos.

De qualquer forma, a aprovação pela FCC é comemorada pela Energous porque indica que o WattUp Mid Field atende a requisitos básicos de segurança e operação, o que deve abrir portas para o aperfeiçoamento e aceitação da tecnologia.

Mais detalhes serão revelados no próximo mês, durante a CES 2018.

Com informações: Engadget

Tecnologia de recarga sem fio à distância é aprovada nos Estados Unidos