Ataque ocorreu em local repleto de bares de mariachis

Ataque ocorreu em local repleto de bares de mariachis
Gustavo Graf / Reuters / 15.9.2018

A polícia da Cidade do México confirmou a morte de cinco pessoas após um ataque por pistoleiros fantasiados de mariachis em um local turístico da capital mexicana na noite de sexta-feira (14).

Armados com fuzis e pistolas, os atiradores atiraram contra uma multidão que se reunia na Plaza Garibaldi, em festividades relacionadas à Independência do México, comemorada neste domingo, 16 de setembro.

Os atiradores também feriram ao menos outras oito pessoas, informo o jornal mexicano El Universal.

O jornal publicou em sua conta no Twitter um vídeo em que os pistoleiros são vistos fugindo do local do ataque. Eles correm para uma rua próxima à Plaza Garibaldi e sobem em três motos, dirigidas por três outras pessoas usando capacetes.

A polícia ainda não identificou todos os mortos no ataque, mas confirma que são duas mulheres e três homens. Entre os feridos, há um estrangeiro, cuja identidade e nacionalidade ainda não foi divulgada.

Praça é repleta de bares de mariachis

A Plaza Garibaldi é um importante ponto turístico repleto de bares de mariachis.

As vítimas estavam em um restaurante quando os tiros começaram por volta das 22h, segundo a imprensa, que ainda disse que oficiais de perícia encontraram mais de 60 cápsulas de balas na cena do crime.

“As pessoas estavam gritando e correndo”, disse uma mulher que vende cigarros na Plaza Garibaldi, pouco depois de ter ouvido o que pensou serem fogos de artifício. Ela pediu para não ser identificada.

Depois de anos de contenção em relação aos crimes violentos que dominam o restante do México, a capital tem visto uma alta histórica de homicídios desde 2014, apresentando um grande desafio para um novo governo que prometeu uma limpeza.