Divulgação
Corridas custam a partir de £ 5, e passageiros podem viajar em Ferraris

Assim como muitas pessoas, adoro tirar fotos de carros de luxo circulando pelas ruas, principalmente, quando são dourados. Há algo mágico e magnífico na ideia de poder comprar um carro esportivo de luxo de alto desempenho e o tornar ainda mais luxuoso com a cor dourada.

LEIA MAIS: Venda de artigos de luxo pela internet aumentou 22% em 2018

Essa ideia não passa de um sonho para a maioria de nós, mas a miwhip, nova rival do Uber, pretende fazer com que andar em carros desse tipo seja normal para seus usuários. O aplicativo de compartilhamento de carona foi lançado com os modelos Lamborghini Aventador, Ferrari 488, Rolls Royce Ghost II, Mercedes G Wagon e McLaren 720s, para o deleite dos londrinos amantes do luxo.

Para uma pessoa cética, isso pode parecer apenas um truque de marketing. Mas, como descobri, o negócio é muito mais impressionante do que ser transportado em uma Lamborghini.

O aplicativo começou como um projeto de cinco irmãos londrinos que cresceram assistindo ao trabalho duro de seu falecido pai, um motorista de táxi, que tentava conciliar trabalho e a vida em família.

“A história começou muito antes de o nosso pai morrer, oito anos atrás. Sempre tivemos essas lembranças emocionais, de quando o ajudávamos a contar o dinheiro que ganhou no dia, depois de nos buscar na escola”, conta a cofundadora Amerah Ahmed, que retornou a Londres após passar 15 anos desafiando normas de gênero no Oriente Médio.

“Essa é a razão pela qual recebemos 10% a menos de comissão do que nossos concorrentes e oferecemos saques diários aos motoristas. Sabíamos que nosso pai havia tido um bom dia de trabalho com base no número de sacolas de supermercado que trazia para casa. E sabemos que pais como o nosso trabalham duro, por isso, queremos recompensá-los. Essa é uma grande parte da nossa filosofia”, acrescenta.

VEJA TAMBÉM: Endereço de luxo em Londres tem cofre para guardar carro

“Quando estávamos criando o aplicativo, também sabíamos que não poderíamos fazer da mesma forma que todos os outros. Queríamos desafiar o status quo e dar às pessoas a chance de voltar para casa com as compras em uma Ferrari, mas sem aumentar o valor cobrado pela corrida”, explica.

No final das contas, a miwhip conseguiu reunir o modelo do negócio de aplicativo de transporte, como reservas e embarque e desembarque na zona central da cidade, embalado em um carro luxuoso dourado ou, como é chamado pelo aplicativo, um “mione”, ao custo de apenas £ 5.

“Temos duas opções para motoristas: a possibilidade de ser autônomo ou de ser nosso funcionário. No segundo caso, formamos um time de profissionais especialmente treinados para fazer com que sua corrida seja igual à experiência em um museu”, conta Chris Smith, diretor-financeiro do aplicativo. Ele diz que esses motoristas especiais dirigem carros da McLaren e que os passageiros precisam dar a sorte de cair com eles para ter essa experiência.

“Viajar não precisa ser algo entediante. É possível viajar com carros de luxo. E isso pode se tornar uma das melhores coisas de Londres. Nós, londrinos, somos orgulhosos de ícones clássicos como o táxi preto e a cabine de telefone. Mas podemos criar esse hábito de luxo também”, diz o cofundador Nohman Ahmed.

Assim, os irmãos londrinos têm ganhado destaque, e o aplicativo, disponível para o Android e para o iOS, já foi baixado milhares de vezes nas primeiras seis semanas de lançamento.

E MAIS: Mercado de luxo chinês ameaça hegemonia do Ocidente

Turistas também podem se beneficiar da ferramenta social “Perto de mim”, que utiliza a localização do passageiro para sugerir lugares para lazer, além de dar dicas exclusivas de gastronomia em Londres, todas atualizadas diariamente.

Não quero ser exagerada, mas acredito que a miwhip pode fazer com que o Rolls Royce Ghost II seja o meu novo meio de transporte para fazer compras.

O post Rival da Uber transporta clientes em carros de luxo dourados apareceu primeiro em Forbes Brasil.