Pesquisadores trabalham no resgate de pedaços do míssil V-1 (Foto: Divulgação)

Durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial, o exército nazista liderado por Adolf Hitler acumulava derrotas seguidas e deixava de ter o poder avassaldor de outrora. Ainda assim, os alemães acreditavam que uma arma poderia mudar os rumos da guerra: lançado pela primeira vez em 1944, o foguete V-1 é considerado o primeiro míssil guiado da história e conseguia atingir uma velocidade de 644 km/h, destruindo alvos localizados a até 230 quilômetros de distância. 

Cidades do Reino Unido e da Bélgica foram castigados por milhares de projetéis lançados pelos nazistas: estima-se que quase seis mil pessoas morreram por conta dos ataques. A arma não foi suficiente para conter o avanço das Forças Aliadas, mas deixou marcas nas cidades atingidas. Após décadas, pesquisadores britânicos identificaram pedaços do míssil que estavam enterrados em uma região rural no condado de Kent, na região costeira do Reino Unido. 

De acordo com os especialistas envolvidos no projeto, os foguetes V-1 eram lançados em bases localizadas na Holanda — em 1944, o país ainda estava sob julgo da Alemanha nazista. Em entrevista ao site Live Science, o pesquisador Colin Welch afirmou que o míssil encontrado foi provavelmente  abatido por caças da Força Aérea Britânica (RAF) antes de atingir a cidade de Londres. 

Leia também:
+ Nazismo de direita ou de esquerda? A 'pós-verdade' e o discurso de ódio
+ Bombardeios da Segunda Guerra Mundial alteraram a atmosfera da Terra

Detalhe do motor do foguete V-1 encontrado (Foto: Divulgação)

 

O foguete V-1, batizado pelas forças aéreas nazistas de Vergeltungswaffe 1, foi precursor de um modelo mais sofisticado e que é considerado o primeiro míssil balístico do mundo: conhecido como V-2, o armamento pesava 14 toneladas e atingia uma altitude de até 80 quilômetros — estima-se que 3 mil foguetes foram lançados a partir de 1944. 

O V-2 influenciou os programas espaciais dos Estados Unidos e União Soviética após o final da Segunda Guerra Mundial. Os historiadores acreditam que os primeiros modelos dos foguetes construídos pelos soviéticos e que foram responsáveis por transportar o primeiro humano para o espaço tiveram grandes influências das pesquisas realizadas por cientistas alemães. O Exército Vermelho, sob o comando de Josef Stálin, foi o primeiro a alcançar a cidade de Berlim e deteve os membros mais proeminentes do nazismo. 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.