Rafael Motta pode ser nome de consenso para coordenação da Bancada Federal

Diante da pretensão de Benes Leocádio e Beto Rosado para o cargo, deputado é opção para evitar disputa.

Dois deputados se colocaram à disposição para assumir o cargo, mas definição deve sair mediante consenso de parlamentares após reunião nesta terça.

O deputado federal Rafael Motta (PP) é cogitado como nome de consenso para assumir a coordenação da Bancada Federal do Rio Grande do Norte – que é composta por 3 senadores e 8 deputados federais. Segundo informações obtidas pelo Nominuto.com junto a assessores, a escolha pelo parlamentar do PP pode ser uma opção para evitar que o cargo seja ocupado após disputa eleitoral.  

Normalmente, a cada renovação de mandatos no Congresso Nacional, a escolha para coordenador da bancada se dá através de consenso entre os parlamentares. Em entrevista ao portal, o deputado federal Walter Alves (MDB), disse esperar que o cargo seja ocupado mais uma vez após acordo por um nome que agrade a todos os representantes.

“O ideal é que tenhamos realmente um nome de consenso, para que ele possa ser um interlocutor da bancada junto ao governo federal e estadual. O escolhido precisa ter um bom relacionamento com os dois, pois precisamos disso para ajudar o Estado”, comentou o parlamentar.

Ainda de acordo com fontes do portal, o cargo de coordenador é pretendido por Beto Rosado (PP) e Benes Leocádio (PTC). Este último seria o nome preferido da governadora Fátima Bezerra (PT). A definição deste nome deve ocorrer logo mais, às 19h, após reunião dos senadores e deputados federais do RN na Câmara, em Brasília. 

A principal função do coordenador da banca é intermediar reuniões entre os parlamentares, o governo federal e o estadual.