Alguns passaportes possibilitam aos seus donos mais liberdade que outros. O Japão se tornou em 2018, após a entrada liberada em Myanmar, o país que tem o passaporte mais poderoso e garante a entrada em 190 barreiras sem restrições.

LEIA MAIS: 9 carimbos que você precisa ter em seu passaporte

Se você é americano, por exemplo, poderá aproveitar muitos destinos sem a necessidade de um visto. De acordo com a última edição da lista Henley Passport Index, da Henley & Partners (empresa global de assessoria de residência e cidadania), o passaporte americano é um dos mais poderosos, garantindo aos seus portadores acesso a 186 países sem a necessidade de um visto. Os países Áustria, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal e o Reino Unido também garantem aos seus portadores o mesmo nível de liberdade que o passaporte americano.

Já o passaporte brasileiro ocupa a 16ª posição do ranking, com acesso livre a 171 destinos. No fim da lista, compartilhando a posição 106ª os menos poderosos são os passaportes do Afeganistão e do Iraque: são apenas 30 barreiras liberadas a seus proprietários.

Confira, na galeria de fotos, os 30 passaportes mais poderosos do mundo:






























O post Os 30 passaportes mais poderosos do mundo apareceu primeiro em Forbes Brasil.