Lançado em 1982, O Cristal Encantado é um filme de fantasia dirigido por Jim Henson (também responsável por Labirinto e Os Muppets) e que conquistou a garotada que cresceu naquela década, com o uso de fantoches e sua estética inigualável.

Em uma época na qual franquias tidas como antigas são resgatadas para novas audiências, a Netflix não se conteve com a idolatria oitentista de Stranger Things e o remake animado de She-Ra e, há mais de 1 ano, anunciou que uma série de 10 episódios de The Dark Crystal (título original) estava em pré-produção — ainda que poucos detalhes tenham sido revelados de lá para cá.

No entanto, em painel na New York Comic-Con no último dia 5, o diretor Louis Leterrier (Fúria de Titãs, Truque de Mestre) e a produtora-executiva e criativa Lisa Henson revelaram algumas informações sobre o andamento do seriado.

Segundo a Variety, Leterrier comentou que estão trabalhando no projeto há 7 anos e elogiou a Netflix como parceira por permitir algo de um porte tão grande tal como Jim Henson considerava a “sua maior e mais difícil tarefa e sua maior conquista”.

Tendo revelado que encerraram as filmagens uma semana antes do painel na NYCC, os realizadores contaram que deram predileção à técnica tradicional usando marionetes artesanais operadas por titereiros, com a diferença de que recorreram ao fundo verde para remover os atores na pós-produção.

Sobre a nova história, a produtora e filha de Henson revelou que o ponto de partida é a cultura Gefling, à qual pertence o protagonista Jen, indicando que a prequência pode apresentar como o planeta Thra era antes de o Cristal Encantado ser quebrado, o que permitiu o domínio dos cruéis Skeksis.

“O que foi essa cultura, o que foi perdido, o que foi essa linda civilização Gefling? É muito desenvolvido, com uma grande tela com muitos grupos diferentes de Gelflings (…) é rico”, complementou a produtora, alegando terem se inspirado em Avatar: O Último Mestre do Ar, Game of Thrones e O Senhor dos Anéis em busca de profundidade e diálogo não só com os fãs de longa data, mas também no intituito de conquistar um novo público.

Ainda sem data de estreia definida, O Cristal Encantado: Era da Resistência será um lançamento exclusivo da Netflix.

Este texto foi escrito por Thiago Cardoso via nexperts.