O Google acabou de confirmar que matou, limou, removeu da face da Terra (que não é plana, tá?) uma das formas mais econômicas de tornar um som velho, em um som velho e inteligente: o Chromecast Audio. Na verdade, o Google só parou de fabricar, o que dá na mesma.

Eu bem lembro quando comprei um Chromecast Audio pra deixar um som com duplo deck mais inteligente, sem comprar um aparelho bem mais caro e que tem conexão bluetooth. Foi barato e, só com o pequeno dongle, eu coloquei Spotify e vários outros serviços de streaming de música em um mini system comprado no final dos anos 2000. Ele tem até aquela bandeja para vários CDs, que faz um barulho enorme e nem funciona mais.

Acabou, fim. No dia que este treco pendurado quebrar, meu som velho volta a ser velho e meio ruim das pernas. Ele foi lançado em 2016 e com preço salgado de R$ 399 em terras tupiniquins. De lá pra cá o preço caiu e, agora, só é encontrado em locais tipo Mercado Livre.

Se você não entendeu nada do que escrevi até agora, vale um resumo: o Chromecast Audio é um Chromecast, só que sem saída HDMI. Ele coloca uma saída P2 e que pode ser conectado em qualquer coisa que permite a entrada de som por este tipo de plugue. Uma vez conectado, você pode enviar o som que toca em algum app de música do celular ou computador, direto para a caixa onde está conectado. Uma maravilha.

O motivo do fim da vida? É fácil entender quando você não está no Brasil e nota que há uma grande quantidade de caixas de som inteligentes, que vão desde o HomePod da Apple, passando pelas variantes do Google Home do Google, indo até marcas como Amazon, Sonos, Samsung e tantas outras.

Todas estas caixas fazem o que o Chromecast Audio promete fazer, sem deixar nenhuma conexão pendurada em um dos lados do aparelho de som. Entendeu? Isso ajudou a matar o dongle. Existe até o Google Home Mini, que é uma caixa de som inteligente e que é mais barata do que o Chromecast Audio!

Vida longa ao Chromecast com cara de disco de vinil e, principalmente, que o meu não quebre tão cedo.

Com informações: 9to5Google.

O post O Chromecast Audio está morto apareceu primeiro em Meio Bit.