Nas páginas da Liga da Justiça #17, descobrimos um vínculo que modifica a origem de um dos vilões mais conhecidos da cultura pop de uma forma devastadora. As origens de Lex Luthor foram entrelaçadas com as do Caçador de Marte por meio de uma experiência compartilhada em sua infância.

É uma conexão que pode parecer estranha à primeira vista, mas na verdade ajuda a desenvolver os dois personagens de uma ótima forma. Sua nova história é contada através de uma série de flashbacks, enquanto eles tentam sobreviver a uma erupção de dragões espaciais (É Scott Snyder escrevendo a Liga da Justiça, vocês esperavam o quê?).

Lex segue J’onn para um local sagrado no vale Sh’anne em Marte, onde o Caçador de Marte reflete sobre as memórias de seu passado, boas e más. A maioria dos flashbacks de J’onn estão centrados em seu tempo sendo mantido em cativeiro pelo Legionnaires Club, quando era uma criança. Durante esse tempo, um jovem garoto chamado Albie se torna amigo do marciano. O jovem J’onn e Albie se comunicam sem o conhecimento dos adultos, que mantêm o homenzinho verde trancado em uma cela de vidro.

Quando adultos não estão por perto, eles se comunicam livremente e experimentam aventuras fantásticas em suas mentes. Sua amizade floresce organicamente e, quando chega a hora de exterminarem seu prisioneiro marciano, Albie não só avisa J’onn sobre seu destino iminente, mas explica como ele pode evitá-lo. Albie não é apenas o amigo de J’onn, ele também é o seu salvador. E o verdadeiro nome desse salvador é Alexander. Ou Lex para os íntimos.

É isso mesmo, Lex Luthor foi o primeiro amigo humano do Caçador de Marte, o que seria muito mais cativante se a trajetória de Lex se desdobrasse de maneira diferente no Universo DC. Mas esse pode ser o ponto. Alterar a história da infância de um personagem pode contextualizar ainda mais suas decisões como um adulto.

Ser capaz de mergulhar de volta na história compartilhada de personagens que foram predominantes por décadas sem ter que ficar em dívida com o contexto que veio antes pode construir grandes laços emocionais. A história de Lex e J’onn é um desses casos. Embora essa percepção não livre Lex de suas transgressões passadas, acrescenta profundidade e dimensão a um vilão que achamos que conhecíamos tão bem.

O post Nova origem de Lex Luthor nos quadrinhos é conectada a outro importante personagem da DC apareceu primeiro em O Vício.