A série artesanal celebra a dedicação e a habilidade manual na fabricação de sapatos de luxo.

Há algo de cativante e intrigante nos calçados de John Lobb. Talvez seja na maneira como eles se diferem dos demais. Ou talvez por serem os calçados mais bonitos do planeta. Fundada por John Lobb (1829-1995), a John Lobb Bootmaker está no mercado desde 1866, em Londres, e 1902, em Paris. Embora em 1976 a marca tenha sido adquirida pelo grupo Hermès, ela permanece até hoje como propriedade familiar e continua a operar de forma independente.

VEJA TAMBÉM: Como uma marca turca de sapatos se expandiu globalmente

A grife lançou recentemente sua série anual artesanal, que celebra a dedicação e a habilidade manual. A linha destaca o desenvolvimento e a inovação dos artesãos por trás da fabricação do produto. E é o processo de desenvolvimento que, muitas vezes, pode ser uma tarefa árdua. Apesar de toda a tecnologia existente, o talento artístico e artesanal que é colocado na fabricação dos calçados de luxo ainda é de impressionar. No caso da John Lobb, estamos basicamente falando sobre novos desenvolvimentos relacionados às maneiras de esticar o couro, que requerem até oito horas para serem concluídos e dão aos clientes peças com acabamento perfeito como nunca visto antes. Para completar, os couros são selecionados dos melhores curtumes, o que resulta em todos os ingredientes para um produto realmente de luxo.

Projetada pela diretora artística brasileira Paula Gerbase em parceria com o Bespoke Atelier, a nova série destaca a inovação inerente a todas as etapas do processo de design e produção. A coleção apresenta cinco estilos sob medida, incluindo um modelo oxford, um de fivela única, um mocassim, um slip e uma bota de amarrar. Nos dias de hoje, especialmente fora da cidade de Nova York, é permitido se vestir mais casualmente no escritório, o que, a princípio, parece ser uma coisa boa até você perceber que pode não estar se destacando tanto quanto você gostaria diante de seus superiores. Estas peças são exatamente o tipo de produto que fariam você se vestir bem e, ao mesmo tempo, acompanhar a ascensão corporativa.

É notória a afirmação de que esta linha é um ponto de encontro do trabalho colaborativo entre Paula Gerbase e o Bespoke Atelier. “O objetivo final é ter sapatos que se encaixam como luvas, sem restrições aos pés e uma verdadeira celebração da habilidade transmitida ao longo de gerações”, diz Paula.

O post John Lobb lança nova série artesanal de calçados apareceu primeiro em Forbes Brasil.