Atividades celebrarão 100 anos da International Astronomical Union (IAU) (Foto: Divulgação/Museu de Astronomia e Ciências Afins)

 

Astrônomos profissionais e amadores, assim como entusiastas da astronomia, já estão organizando diversas atividades para a comemoração dos 100 anos da International Astronomical Union (IAU). Mais de 250 eventos já foram registrados em 50 países diferentes.

No Brasil, as celebrações do evento 100 Horas de Astronomia acontecem de 10 a 13 de janeiro, com opções de atividades em diversas regiões. Em Itanhaém, serão realizadas observações astronômicas e astrofotografia do Sistema Solar e Céu Profundo através de  telescópios. Além disso, haverá palestra pública, ao ar livre, sobre as descobertas dos últimos 100 anos.

Leia também:
2019 promete muitos lançamentos de foguetes: confira as datas
+ Sonda da NASA registra a foto mais próxima do Sol já feita na história

As comemorações incluem também o centenário do eclipse solar total observado em Sobral, no Ceará, que foi fundamental para a confirmação da Teoria da Relatividade de Einstein. A lista completa de eventos no país já está disponível.

Para Thiago Signorini Gonçalves, coordenador de imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira, o evento é uma oportunidade para aproximar o público das da astronomia, mostrando a todos a importância da educação científica para a sociedade.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.