Todos os meses, a Netflix atualiza seu catálogo tanto com estreias quanto com remoções. Isso porque a plataforma de streaming trabalha por meio de contratos com produtoras e estúdios. Dessa forma, ela possui prazos para manter determinado título disponível em sua grade de programação. Toda a última semana de cada mês ela informa quais deles serão removidos e quais chegarão. Tudo na base de acordos contratuais. Sendo assim, caso a obra não seja produção original, não há como dizer ao certo por quanto tempo ela permanecerá disponível na plataforma.

De vez em quando, surgem alguns rumores sobre título famosos e queridos do público que podem deixar a programação. A semana de dezembro começou com a diversas pessoas e sites de comunicação espalhando a notícia de que todas as temporadas de Friends seriam removidas em janeiro do próximo ano. No entanto, não é este o caso. De fato, a série vai sim ser retirada do catálogo, mas será da Netflix americana. Acontece que a empresa possui variações de títulos em sua plataforma. Isto é, nem todos os títulos disponíveis no Brasil são encontrados nos Estados Unidos, Inglaterra, França e nos outros tantos países onde o serviço está presente.

Muita pressa nessa hora

A assessoria da Netflix esclareceu o caso em uma nota ao Ligado em Série. “Não temos confirmação desta informação e a gente também não divulga o que sai do serviço. Comunicamos sim, sempre na última semana do mês, os destaques do que estreia no mês seguinte. Nós não temos nenhuma previsão de que o show vá sair do catálogo no Brasil”. Sendo assim, pode ficar tranquilo, pois Friends não irá a lugar algum. Ao menos não da programação brasileira.

A informação precipitada tomou proporções tão grandes que a própria Netflix Brasil usou sua conta no Twitter para brincar com a situação (imagem acima). Recentemente, o mesmo aconteceu com Harry Potter. Diversos sites brasileiros anunciaram que os filmes chegariam na plataforma. Porém, a notícia foi em relação ao serviço francês e belga. Antes de mais nada, o ideal é sempre procurar confirmar as informações.

Essa matéria Friends não irá sair do catálogo da Netflix foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.