Com base em um artigo publicado pelo autor Tony Schwartz (“Seja excelente em qualquer coisa”) elaboramos seis dicas que vão ajudar você a conquistar a excelência nos estudos e ainda, recuperar a sua motivação. Confira!

1 – Busque o que você gosta

Ao buscar a excelência nos estudos, seja honesto com você mesmo sobre o que quer fazer. Não faça um concurso movido pela vontade dos outros. Quando você busca um cargo que esta de acordo com suas expectativas, ele deixa de ser apenas uma tentativa e passa a alimentar sua vontade de vencer na vida. Com essa expectativa você mantém o foco no estudo, a resiliência e a perseverança. Sem dúvida, a aprovação será sua próxima conquista!

2 – Comece pelo mais difícil

Nós todos nos movemos instintivamente para o prazer e o conforto, porém, a maioria das pessoas que conquistaram o sucesso, praticavam o trabalho duro já nas primeiras horas da manhã. Esse é o momento que temos mais energia e menos distrações, por isso, logo cedo, comece pela matéria mais difícil. Antes de achar isso é complicado, acredite na sua capacidade de superação para alcançar a excelência nos estudos. Logo, você verá resultados surpreendentes!

3 – Pratique intensivamente, sem interrupção por períodos curtos

Quando você se propuser a estudar, dedique-se a isso por 90 minutos. Após este período, dê um tempo. Segundo Tony Schwartz, noventa minutos é o período máximo que conseguimos focar em determinada atividade. Não fazer pausas e insistir no estudo, pode causar cansaço e desânimo. Aqui, o que vale é o equilíbrio para evitar o desgaste de energia. Com quinze minutos de pausa você já estará pronto para iniciar a próxima disciplina!

4 – Procure feedback de experts

Tem gente que acaba sendo um obstáculo no próprio caminho, por não conseguir reconhecer que não sabe tudo. Pois saibam que um simples feedback pode fazer milagres. Se tiver dúvidas, mostre seus textos, formulas e cálculos a professores ou colegas graduados. Eles podem ter a resposta para você melhorar pequenos detalhes que o impedem de resolver problemas, ou, concluir alguns textos. Se está difícil? Não relute em perguntar!

5 – Dê um tempo, regularmente

Relaxar depois de um esforço intenso é fundamental para metabolizar e incorporar os aprendizados. É também durante o descanso que o lado direito do cérebro fica mais dominante, o que pode gerar insights importantes. Um simples detalhe que você não enxergava, pode aparecer nos momentos de pausa.

6 – Ritualize a prática

Com certeza você já ouviu aquela frase “ A prática leva a perfeição”, então, incorpore esse conceito a sua rotina. A melhor forma de se assegurar que você irá realizar as tarefas é ritualizá-las, para isso, construa momentos específicos, invioláveis nos quais você possa estudar.

A falta do estudo e o acumulo de disciplinas, geram ansiedade e prejudicam a sua rotina, por isso, torne o aprendizado um compromisso inadiável. Deixe a diversão e o descanso prolongado para depois, quando você já tiver passado no concurso!

Veja mais notícias no Blog do Aprova Concursos

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

O post Excelência nos estudos: veja dicas para se dar bem em concursos apareceu primeiro em Blog Aprova.