A energia solar está entre as mais poderosas e eficazes. Ainda não há um armazenamento barato e eficiente a longo prazo para esse tipo. No entanto, cientistas na Suécia criaram um fluido especializado. Eles deram o nome de combustível solar térmico e esse pode armazenar a energia do sol por mais de uma década. “Um combustível térmico solar é como uma bateria recarregável, mas em vez de eletricidade, você coloca luz solar e aquece, acionado sob demanda”, disse Jeffrey Grossman, engenheiro que trabalha com esses materiais no MIT à NBC News.

Esse fluido é, na verdade, uma molécula líquida que os estudiosos da Chalmers University of Technology, na Suécia, trabalham para melhorar há vários anos. Na composição da molécula há carbono, hidrogênio e nitrogênio. Quando atingida pela luz do sol, faz algo nada comum: as ligações entre os átomos são rearranjadas e passam por uma transformação, tornando-se uma nova versão de si, chamada de isômero. Assim, a energia do sol capturada entre as fortes ligações químicas do isômero, permanece mesmo quando a molécula esfria até a temperatura ambiente.

Quando precisarem da energia, o fluido é extraído de um catalisador que retorna a molécula à sua forma original. Isso libera a energia em forma de calor. “A energia neste isômero pode agora ser armazenada por até 18 anos”, disse Kasper Moth-Poulsen, cientista de nanomateriais da Universidade de Chalmers. “E quando chegamos para extrair a energia e usá-la, conseguimos um aumento de calor que é maior do que ousamos esperar”, concluiu.

Testaram o novo fluido usando um protótipo de sistema de energia. Este foi colocado no telhado de um prédio universitário. Segundo os pesquisadores, os resultados chamaram a atenção de vários investidores. E o dispositivo de energia renovável é livre de emissões e composto de um refletor côncavo com um tubo no centro. Este rastreia o Sol como uma espécie de antena parabólica. Seria esse o novo método de usar esse tipo de energia no futuro?

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Essa matéria Esse novo combustível pode armazenar energia do sol durante 18 anos foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.