Aqui na Fatos, nós já te mostramos alguns mapas diferentes que, com certeza, deixariam suas aulas de Geografia mais interessantes. Esses daqui também são um tanto diferentes daqueles que você está acostumado a ver. Imagine um mapa que levasse em consideração a sua densidade populacional.

Nós sabemos que alguns países têm milhares de quilômetros em extensão, mas quando nos atentamos aos números populacionais, a conta não bate. O Brasil, por exemplo, é um país de dimensões continentais. Você, com certeza, já ouviu falar disso dezenas de vezes, mas se ninguém te explicou, nós vamos fazer isso agora.

Acontece que nosso país tem 8.514.876 km2 de extensão. Isso é o equivalente a 1,6% de toda superfície do planeta. A principal razão para a afirmação é que a Austrália possui 7.741.220 km2 de extensão e ocupa quase toda a Oceania, que é o menor continente do mundo. A partir disso, ficou estabelecido que todo país que for maior que a Austrália é considerado continental. Por isso, o Brasil é considerado um país continental.

Mas enfim, o foco da matéria não é o tamanho do Brasil, mas sim como seria o tamanho de outros países caso suas populações fossem levadas em consideração.

Cartograma

O econonomista Max Roser decidiu unir as informações geográficas, cartográficas e também populacionais. O cartograma mostra de forma estatística o mapa-mundi. Cada pequeno quadrado representa 500 mil pessoas. O mapa completo conta com 15.266 quadrados, que equivalem aos 7,633 bilhões de habitantes na Terra.

Esse tipo de mapa nos possibilita entender melhor os índices populacionais de cada país. O Canadá, por exemplo, que tem uma grande extensão mas uma população pequena em relação ao seu tamanho, parece muito menor no cartograma. A China também, que é muito menor em relação a extensão, fica bem grande no cartograma, por conta dos seus 1,386 bilhão de habitantes.

Ásia e Oceania

Como você pode perceber, neste cartograma, onde estão os continentes asiáticos e a Oceania, a Índia e a China se destacam. Como nós já explicamos, isso é resultado do grande número populacional. O que aumenta significativamente na quantidade de quadrados.

Europa

No continente europeu, a Rússia ocupa grande parte do mapa, no entanto, quando se leva em consideração sua população seu tamanho fica muito similar ao de todos os outros países.

Américas

Aqui, o que mais chama a atenção é o tamanho do Canadá, que quase some no mapa. O que contrasta com o tamanho do México, já que o Canadá tem apenas uma fração da população mexicana.

África

Aqui você pode perceber que todo o continente africano está passando por um boom populacional. A Nigéria, que tem mais de 88 milhões de habitantes, é o maior do continente de acordo com esse método cartográfico. Até 2100, a Nigéria deverá ser o maior país do mundo.

Essa matéria Esse mapa mostra qual seria o tamanho dos países de acordo com sua população foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.