Enquanto Aquaman nada rumo à desejada casa do bilhão, muitos fãs ainda têm dúvidas sobre o filme. Entre os principais eventos da história, um detalhe ainda incomoda os fãs. Se tudo ali se passa depois dos acontecimentos de Liga da Justiça, por que não houve menção sobre a equipe durante a projeção? Para ser mais exato, existe apenas um determinado momento em que Mera (Amber Heard) cita o Lobo da Estepe. Fora isso, ninguém mais é lembrado. Nem mesmo a Trindade. Uma decisão até compreensiva.

Como é de conhecimento geral, o filme da Liga da Justiça foi um fracasso completo do universo estendido da DC. A obra que tinha por obrigação ser o título de maior representação do estúdio, provou ser lamentável. Houve inúmeros problemas nos bastidores, desentendimentos na pós-produção e refilmagens fora de agendamento. O resultado foi o mais desastroso possível. Um filme que, depois de ser estudado para aprender com os erros, a Warner tem de enterrar depois de tamanha vergonha. Sendo assim, é apenas natural James Wan querer esquecer esse passado trágico. Mesmo assim, os fãs não pararam de perguntar o porquê da decisão em manter o nome da Liga da Justiça ausente da história. Então, mesmo sem necessariamente precisar, temos uma resposta oficial.

James Wan e a ausência da Liga da Justiça em Aquaman

Em uma entrevista ao Huffington Post, o diretor de Aquaman foi questionado sobre sua posição em relação ao filme anterior do DCEU. “Eu simplesmente achei que este era um filme solo, apenas deixe ser sobre o Aquaman. Eu achei que todos os outros personagens haviam tido tantos filmes. A audiência já os conhecia de longas anteriores, de diferentes projetos. Deixe esta ser a vez do Aquaman brilhar”, respondeu Wan.

O cineasta também comentou sobre o fato de Arthur Curry (Jason Momoa) ter ido à Atlântida em Liga da Justiça. Wan disse que conversou com Zack Snyder e contou que aquele era apenas um lugar escondido. O diretor revelou que isso era de grande importância para ele, pois queria muito que o público tivesse a experiência de ver a cidade submersa pela primeira vez junto com o personagem. “Não teria sido a mesma coisa se Arthur já tivesse visitado Atlântida antes. Nada o impressionaria. Assim, você, como audiência, também não ficaria impressionado”.

Para finalizar, ele compara sua técnica com a do diretor Steven Spielberg. “É uma abordagem do Spielberg, certo?! Acompanhar um personagem ver algo pela primeira vez – como quando a Laura Dern vê os dinossauros em Jurassic Park. A câmera capta seu olhar de admiração e espanto. É assim que você transmite ao público”, diz.

Essa matéria Diretor de Aquaman explica porque a Liga da Justiça não apareceu no filme foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.