Quase um ano após o STF ter considerada válida a cota de 20% para negros em concursos públicos e em meio a polêmicas sobre a permissão de cotas raciais em concursos públicos, como a de que candidato negro com nota para passar na disputa geral não compõe cota e a de que concursos terão análise visual de cotistas negros, o assunto ainda gera bastante discussão entre os concurseiros*.

E neste contexto, discutindo a realidade dos negros na sociedade, a dica cultural do Aprova desta semana traz a série “Cara Gente Branca”, ou Dear White People, produzida pela Netflix.

Baseada num filme de 2014, a série conta a história de Sam White e outros jovens negros numa universidade majoritariamente branca, nos EUA. Depois de uma festa blackface (técnica de maquiagem teatral, na qual pessoas brancas pintam-se de negras para imitá-las de forma caricata) organizada por um grupo de alunos brancos, várias tensões raciais se desenrolam no ambiente acadêmico.

 

 

Cara Gente Branca – A série

Cara Gente Branca (Dear White People) é uma comédia dramática sobre racismo, mas vai muito além e discute várias questões problemáticas como apropriação cultural, homofobia, haterismo e liberdade de expressão.

A 1ª e 2ª temporadas têm 10 episódios, que duram em média 30 minutos, cada um sobre um personagem (o melhor da primeira temporada foi dirigido por Barry Jenkins, que também assinou a direção do vencedor do Oscar Moonlight).

 

Contextualizando…

Discutindo temas relevantes da atualidade que podem cair nas provas dos concursos públicos e do Enem, os professores do Aprova já comentaram sobre a Abolição da Escravatura no Brasil e a Apropriação Cultural. Confira abaixo:

No Aprova Atualidades 75 os professores Cleuza Cecato e Guilherme Shibata relacionam dois temas muito importantes para o repertório de quem está estudando e de todos os que desejam entender melhor algumas relações sociais contemporâneas: os 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil e o lançamento de um clipe nos EUA: This is America.

 

Na edição 13 a professora Cleuza Cecato recebeu o professor Leonardo Campoy para falar sobre apropriação cultural. Tema recorrente e muito relacionado à cultura negra.

 

 

*As cotas raciais são ações afirmativas aplicadas em alguns países, como o Brasil, a fim de diminuir as disparidades econômicas, sociais e educacionais entre pessoas de diferentes etnias raciais. Essas ações afirmativas podem existir em diversos meios, mas a sua obrigatoriedade é mais notada no setor público – como no ingresso nas universidades, concursos públicos e bancos.

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO APROVA E ACOMPANHE AS NOVIDADES SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

Veja mais notícias e dicas de como estudar no Blog do Aprova Concursos

 

 

 

 

O post Dica Cultural do Aprova – Cara Gente Branca apareceu primeiro em Editais de concursos abertos 2018 notícias e dicas concursos publicos.