À esquerda, o animal pintado em vermelho pelos habitantes da caverna há cerca de 40 mil anos (Foto: Reprodução/Luc-Henri Fage)

 

Cientistas encontraram o desenho de animal mais antigo de que se tem notícia. Os traços foram descobertos nas paredes de uma caverna na ilha de Bornéu, na Indonésia, e estima-se que tenham pelo menos 40 mil anos. 

O estudo foi publicado no periódico científico Nature e descreve o desenho como "a silhueta vermelha de um animal que parece um touro". A ilustração de 1,5 metro é alguns anos mais antiga que outras parecidas encontradas na Europa, onde até então acreditava-se ser o local de origens dessas relíquias. A nova descoberta, bem como outras feitas no sudoeste asiático, sugere que a prática surgiu nos dois continentes por volta da mesma época.

Os pesquisadores atravessaram a selva da ilha e rastejaram por quilômetros dentro de várias cavernas até encontrarem o desenho. Com capacetes e lanternas, eles precisavam se deparar com uma figura que tivesse alguns depósitos minerais que lhes ajudassem a estimar quando foi feita por meio de uma tecnologia de medição de urânio.

Marcas de mãos descobertas na caverna na Indonésia (Foto: Kinez Riza)

 

Leia também:
+ Cientistas encontram fóssil de crustáceo de 430 milhões de anos
+ Egípcio pede que Inglaterra devolva a Pedra de Roseta para seu país

"Muitas das pinturas não podemos estudar", disse um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta. Segundo ele, os materiais da caverna de Bornéu lhes ajudará a criar uma linha do tempo de como a arte se desenvolveu naquela época.

A equipe encontrou ainda marcas vermelhas e roxas de mãos e ilustrações de cenas do cotidiano nas paredes do local. Estima-se que essas pinturas tenham sido feitas por volta de 14 mil anos atrás, quando os habitantes da caverna desenhavam figuras humanas se empenhando em atividades como dança e caça. 

Outras figuras encontradas na caverna. Estima-se que tenham pelo menos 14 mil anos (Foto: Pindi Setiawan)

 

Os cientistas pretendem ainda escavar outros locais da região no futuro para descobrir mais informações sobre os autores das pinturas. 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.