O espaço sempre fascinou as pessoas, e a vontade de explorá-lo é grande. Tanto que a busca por coisas novas e territórios nunca antes esmiuçados é crescente. O ano passado foi um grande ano no que se tratam de eventos espaciais e pode até ser difícil de ser igualado. Contudo, 2019 não ficará para trás. O novo ano começou e com ele os eventos espaciais também. Assim, janeiro já teve alguns e ainda terão outros que listamos aqui.

Em 2018, a Space X estreou o sistema de lançamento operacional mais poderoso do mundo, enviou um carro para além de Marte e levantou mais foguetes orbitais do que qualquer ano. A NASA também teve grandes feitos ano passado. Ela fez seu anúncio da primeira tripulação de astronautas comerciais, começou uma busca por planetas parecidos com o nosso, enviou uma sonda para “tocar” o sol e pousou seu robô em Marte. O administrador da NASA, Jim Bridenstine, disse que 2019 será desafiador. “Neste momento na NASA, há mais em andamento do que em não sei quantos anos atrás. É uma seca e, de repente, há todas essas atividades”, disse.

Listamos aqui os eventos espaciais que são esperados para o mês de janeiro desse ano.

1º de janeiro

A sonda New Horizons pousou em Plutão em julho de 2015, e continuou em frente. Agora, a NASA quer usar essa sonda para chegar a um corpo gelado chamado Ultima Thule. E no dia 1º, essa sonda estudou e fotografou esse objeto. Esse foi o sobrevoo do objeto mais distante que a humanidade já realizou.

3 a 4 de janeiro

Entre esses dias aconteceu uma chuva de meteoros Quadrantids. Os Quadrantids são capazes de produzir 50 a 100 meteoros por hora.

6 de janeiro

A lua foi para frente do sol, o bloqueando parcialmente. Esse eclipse parcial foi visto por aquelas pessoas que estavam no nordeste da Ásia e no norte do Oceano Pacífico.

17 de janeiro

A empresa espacial Space X planeja lançar sua nave espacial Crew Dragon que foi construída para substituir a frota de ônibus espaciais da NASA. O objetivo é levar os astronautas para a Estação Espacial Internacional. Ele desacoplará com a estação em órbita, mas não terá nenhum astronauta a bordo. O teste será feito para testar a segurança do sistema.

20 a 21 de janeiro

Nesse período, acontecerá o eclipse lunar total. A Terra vai bloquear o sol e lançará uma sombra vermelho-amarelada na lua. Onde será melhor de ver será nas Américas do Norte e do Sul. O evento durará cinco horas e 12 minutos, começando às 21:36 horas do dia 20.

30 de janeiro

A missão Chandrayaan-2 será a segunda para a lua da Índia e sua agência ISRO. A missão explorará a lua e contará com um orbiter, um lander e um rover de seis rodas. Essa segunda missão seguirá a primeira, que começou em outubro de 2008.

Lançamento para lua

A SpaceIL é uma organização apoiada por um bilionário de Israel e ela planeja ser a primeira empresa privada a se lançar em direção à lua. A espaçonave entrará em órbita junto com um satélite de comunicações indonésio. Eles esperam chegar à lua dois meses depois do lançamento, ou seja, o pouso acontecerá em março desse ano.

Essa matéria Conheça os eventos espaciais que acontecerão em janeiro desse ano foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.