A província de Batman, na Turquia, está localizada no sudeste do país e conta com cerca de 500 mil habitantes. Ela é umas das mais importantes da região devido às reservas e refinarias de petróleo instaladas por lá. O algodão é a principal atividade agrícola de Batman.

O nome da cidade é devido a uma antiga medida turca de peso e a pronúncia correta para seu nome é “Baht-man”. Em 2008, o prefeito de sua capital homônima teria reivindicando os direitos autorais de propriedade intelectual pelos filmes hollywoodianos que levavam o nome do “homem-morcego”, porém sem sucesso.

A província de Batman e a petição

Recentemente um internauta turco, Kemal Atakan Kırca, foi a internet para criar um novo capítulo nessa história. Ele deu início a uma petição online onde sugeria que as fronteiras da província fossem redesenhadas para se parecer com o formato do super-herói.

“Batman precisa de algumas mudanças! Poderemos começar pelas fronteiras. Se as mudarmos, parecerá mais realista”, explicou Kirca, através da plataforma change.org. A petição já reúne cerca de 23 mil assinaturas. A meta de Kirca é atingir 25 mil assinaturas, ou mais. Na petição, o nome da capital também deve ser alterado e deverá passar a se chamar Gotham, assim como nas histórias que vivem o personagem.

O diretor Christopher Nolan em 2008 foi processado pelo prefeito de Batman, Huseyin Kalkan, por aparentemente ter infringido direitos autorais de propriedade intelectual em seus filmes. E além de perder o processo, Kalkan ainda teria atribuído à franquia de filmes a culpa por uma série de crimes e um aumento nas taxas de suicídio de moradores da cidade.

“Só há um Batman no mundo. Os produtores norte americanos usaram o nome da nossa cidade sem nos informar”, informou Kalkan ao jornal britânico “The Telegraph”. A petição do prefeito turco não possui valor legal e tem sido recebida com muito humor pelos cidadão de Batman.

Essa matéria Conheça a província turca que leva o nome do herói Batman foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.