Grande parte das pessoas tem verdadeiro pavor de cobras. No entanto, todos nós sabemos que algumas delas não são venenosas, o que as torna um pouco mais inofensivas. Quando encontramos com o animal, a primeira reação de grande parte das pessoas é a vontade de matá-lo.

No entanto, essa pode não ser a atitude mais responsável, ambientalmente falando. Se o animal não oferece risco à sua vida e não tentou te atacar, só está ali, não tem porque matá-lo. Confira aqui algumas formas de saber se a cobra é ou não peçonhenta.

Analise a cobra

Felizmente, as cobras têm algumas características visíveis que podem ajudar a distinguir se são ou não venenosas. E é bem fácil chegar a essa conclusão, basta reparar algumas características específicas do animal. A cabeça, por exemplo, nas cobras peçonhentas tem formato triangular. As não peçonhentas têm a cabeça mais redonda.

Os olhos também podem ajudar a distinguir. Normalmente aquelas que são venenosas têm pupilas verticalizadas. O chocalho também é um indício, já que a cascavel é a única que tem o artefato e ela é peçonhenta. Se você está na água e foi surpreendido pela presença da serpente, também há como descobrir sua procedência. Se o corpo todo da cobra está sob a superfície, está visível, então ela é venenosa.

Fui mordido e não sei se a cobra é venenosa

O pior aconteceu e você infelizmente foi mordido por uma cobra. Antes de mais nada, é sempre importante sempre buscar atendimento médico, afinal, as cobras, mesmo não peçonhentas podem conter bactérias na superfície bucal, e podem levar a vítima à complicações. Contudo, uma rápida análise da mordida também vai te ajudar a descobrir se o animal era peçonhento ou não. Se as marcas deixadas pela cobra são pontudas e próximas uma da outra, então ela é venenosa. Ainda assim, melhor alternativa é procurar um hospital imediatamente para tomar o soro adequado, ainda que na maioria das vezes, elas não consigam injetar o veneno.

Caso a marca seja mais parecida com uma mordida e for mais espaçada, isso quer dizer que a cobra não tinha presas e que não é venenosa. No entanto, como já mencionamos, é importante buscar atendimento médico de qualquer forma, inclusive porque existem também as cobras semi-peçonhentas.

Essa matéria Como saber se uma cobra é venenosa? foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.