Os subterrâneos de uma metrópole reservam mais surpresas do que estações de metrô e galerias de esgoto: pesquisadores localizaram na cidade canadense de Montreal um complexo de túneis de pedra com mais de 200 metros de extensão que datam da última Era do Gelo terrestre — o fenômeno aconteceu durante um período entre 150 mil anos a 11 mil anos atrás. 

Os especialistas ficaram surpresos ao encontrarem o local apenas neste ano: situada na região central de Montreal, a formação rochosa encontra-se próxima à Caverna St. Léonard, que é um dos pontos turísticos da cidade.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta aconteceu após a observação de uma pequena fissura em uma das cavidades de St. Léonard: por meio de uma microcâmera, eles encontraram os corredores de pedras. 

Caverna da Era do Gelo é encontrada sob as ruas de grande cidade

 

A vários metros embaixo da terra, a caverna tem parte de seus túneis tomados por água, o que obrigou os especialistas a utilizarem um bote para a exploração. No próximo ano, os pesquisadores canadenses retomarão as análises para verificar se há ainda outras partes da região que ainda não foram encontradas. 

Leia mais:
+ Humanos 'normais' da Pré-História eram mais fortes que atletas de hoje
+ Arqueólogos descobrem evidências da invasão de Júlio César à Inglaterra

A caverna tomou forma após o recuo das geleiras que ocuparam a Terra durante dezenas de milhares de anos: a água derretida em contato com as rochas esculpiu o fomato da cavidade. 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.