Foto Reprodução Forbes
Vestidos de Papai Noel, moradores e visitantes de Breckenridge disputam corrida.

Todo mês de dezembro, na cidade de Breckenridge, no Colorado, de apenas 4.928 habitantes, vê seus moradores e visitantes se vestirem como Papai Noel e disputarem uma corrida de sete quarteirões pela rua principal do município.

SAIBA MAIS: 10 dicas de decoradores para preparar a casa no Natal

É o Rali dos Papais-Nóeis (Race of the Santas), uma das mais famosas e inusitadas tradições de Natal do mundo. Isso também dá uma ideia da atmosfera de Breckenridge, a cerca de 130 quilômetros a oeste de Denver, e de seu povo: bochechas rosadas, coração grande e muito senso de humor.

Nos últimos anos, a comunidade montanhosa sofreu uma espécie de transformação: de cidade típica de esqui, tornou-se um destino visitado durante todo o ano. Em partes, isso se deve à crescente variedade de ofertas culinárias da região. Na Breckenridge Distillery (a “destilaria mais alta do mundo”), por exemplo, há um cardápio de classe mundial do chef David Burke, em um cenário cheio de arte, iluminado por dois candelabros feitos de barris de uísque velhos. Na própria destilaria, eles usam a água do derretimento das Montanhas Rochosas na fabricação de sua bebida. É possível ainda aproveitar o serviço de transporte diário gratuito.

No outro extremo gastronômico, há um almoço saudável no Breckenridge Brewery and Pub por apenas US$ 7, incluindo gorjetas, ao som de uma trilha sonora de rock dos anos 70. De todas as cervejas fabricadas no local, experimente a Sexy Motor Oil, um 11,5% “ABV stout” criada a partir de um desejo por licor envelhecido em barris de bourbon. Um pouco mais à frente, na rua principal, visite a loja de esquis da RMU, com um jardim de cerveja nos fundos, e o The Gold Pan Saloon, que ostenta um prestigiado licor, bem como fogão a lenha, taxidermia e autênticos buracos feitos por balas no teto.

The Gold Pan também é apenas um dos vários locais que oferecem música ao vivo à noite, assim como o Historic Brown, o Ollie’s Pub & Grub, o Cecilia’s Martini Bar & Night Club e o Liquid Lounge. Se visitar lojas de varejo despertar seu interesse, procure por livros usados no Ole Man Berkins, roupas na Bear’s Closet Boutique e arte local e joias na Wandering Daisy.

Eric Mamula, como muitos moradores de Breckenridge, fez o que deveria ter sido uma breve visita à cidade, há muitos anos, e logo se apaixonou. Hoje, é o prefeito de Breckenridge e conta um pouco sobre os encantos do lugar.

FORBES: Eric, o que podemos esperar dos próximos meses de inverno em Breckenridge?

ERIC: Há vários eventos que Breckenridge organiza durante todo o ano. Desde as mais de 500 pessoas vestidas de Papai Noel correndo pela rua principal durante, passando pelo inauguração da iluminação (hoje, 8 de dezembro) para honrar o Deus Nórdico da Neve, no Ullr Fest (de 9 a 12 de janeiro), até o 29º Concurso Internacional de Escultura de Neve, que ocorre em janeiro. Nosso inverno está repleto de coisas legais.

F: Como é a sua história com Breckenridge?

E: Eu me mudei para Breckenridge em 1986 para ajudar meus pais a se estabelecerem aqui, vindos de Bethlehem, na Pensilvânia. A princípio, meu plano era ficar por um mês e depois começar a cursar a faculdade de direito. Mas Breckenridge é um lugar difícil de largar. Trinta e dois anos depois eu ainda estou aqui e não mudaria absolutamente nada.

F: Quais são as mudanças mais significativas da cidade, em termos de turismo, que você testemunhou ao longo dos anos?

E: A cidade de Breckenridge e a comunidade mudaram muito ao longo dos anos, mas para melhor. A montanha, por exemplo, está muito melhor do que era nos anos 80. Naquela época, era uma área de esqui divertida, mas mediana, hoje, é uma montanha de classe mundial, com 5 picos para cada habilidade. A outra grande diferença ao longo dos anos é que agora você não precisa de ingresso para o ir ao teleférico. Breckenridge tem dois incríveis centros nórdicos, uma maneira bacana de ver a vida selvagem, e uma rede de trilhas para aqueles que querem experimentar a crescente tendência de esqui de montanha e de ciclismo. Também há o local onde ficam os trenós, gratuitos e surpreendentes.

Outra grande mudança: nossa cena culinária é única. As compras na histórica Main Street e no distrito das artes são empolgantes, e vemos sempre mais e mais turistas virem explorar tudo isso por aqui. Também temos um centro recreativo de US$17 milhões, recém-reformado, que é uma comodidade incrível, não só para os moradores locais, mas também para aqueles que não querem perder tempo durante as férias.

F: Por outro lado, qual característica de Breckenridge permanece igual durante todo esse tempo?

E: Nós não perdemos a essência de quem somos. Somos uma cidade pequena e simpática. Vivemos aqui porque amamos este lugar.

F: Que outras atrações em Breckenridge recomenda nas outras estações do ano?

E: Nossas trilhas são incríveis, assim como nosso circuito de mountain bike e a pista de caminhada. O turista pode dar uma caminhada rápida até a vista mais deslumbrante da Cordilheira Tenmile (mesmo depois de anos, aquela vista ainda me surpreende) ou fazer a trilha completa, um pouco mais longa, mas incrível. Em Breckenridge você pode comer bem, dormir bem e ainda se divertir.

O post Breckenridge tem corrida de Papai Noel e outras atrações para os turistas apareceu primeiro em Forbes Brasil.