Pesquisa aponta perfil de eleitor de Haddad e de Bolsonaro

Pesquisa aponta perfil de eleitor de Haddad e de Bolsonaro
Rodolfo Buhrer/Adriano Machado/Reuters

Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta quarta-feira (10) aponta que o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, lidera em praticamente todas as regiões do país e só perde para Fernando Haddad (PT) no Nordeste.

O Datafolha ouviu 3.235 pessoas em 227 municípios e aponta que o capitão reformado do Exército tem 58% das intenções de voto enquanto o petista tem 42% em todo o país.

Ainda segundo dados do Datafolha divulgados pelo jornal “Folha de S. Paulo”, Bolsonaro alcança 60% dos votos no Sul e 55% no Sudeste. Haddad leva vantagem no Nordeste com 52%. No Centro-Oeste, a diferença é de 59% a 27% e na região Norte, o candidato do PSL vence por 51% a 40%.

Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, o Datafolha ouviu 3.235 eleitores de 227 municípios nesta quarta-feira (10). O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00214/2018.

Renda, gênero e escolaridade

Ainda segundo a pesquisa, 44% das pessoas com renda de até dois salários dizem votar em Haddad, contra 38% em Bolsonaro. Já aquelas com renda entre 2 e 5 salários, 58% afirmam votar no candidato do PSL ante 30% para o petista. Entre quem ganha de 5 a 10 salários, o número salta para 62% para o capitão da reserva contra 28% para o ex-prefeito.

Bolsonaro e Haddad estão empatados entre as mulheres dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas o deputado do PSL está numericamente à frente: 42% a 39%.

Bolsonaro lidera no público masculino e atinge 57% das intenções de voto, contra 33% do petista. O capitão reformado também lidera entre as pessoas mais escolarizadas (58% daqueles com ensino superior), enquanto que Haddad conquista o outro extremo: 44% daqueles que só possuem o ensino fundamental, contra 39% do adversário.

O segundo turno da eleição acontece em 28 de outubro.