Lobo mumificado encontrado no Canadá (Foto: Governo de Yukon/Divulgação)

 

Dois mamíferos da era do gelo foram achados mumificados na região de Klondike, no Canadá, em um estado impressionante de conservação. O filhote de lobo e o filhote de rena foram exibidos ao público pela primeira vez na última semana.

Os pesquisadores ficaram impressionados de o pêlo, a pele e os tecidos musculares terem se preservado tão bem, o que é raro em fósseis, principalmente porque o estudo de datação de radiocarbono revelou que os animais viveram há mais de 50 mil anos.

Cabeça do filhote de lobo mumificado (Foto: Governo de Yukon/Divulgação)

 

O filhote de lobo está inteiro, permitindo a observação de detalhes da sua cabeça, do rabo, das patas, da pele e dos pêlos. “Esse é o único lobo da era do gelo mumificado já encontrado no mundo”, disse Grant Zazula, paleontologista que trabalhou com o governo do território de Yukon no estudo. Já o filhote de rena está menos conservado, com a cabeça, o torso e as duas patas dianteiras intactos.

Os próximos passos na pesquisa com esses animais serão a análise de seu DNA, para descobrir relações evolutivas entre eles e seus “parentes” modernos, e também, se possível, a análise das bactérias do seu interior, que podem revelar detalhes sobre o ambiente da época e a sua alimentação. A ideia é determinar a causa da morte desses bichos, se eram saudáveis e que idade teriam. Por enquanto, acredita-se que o lobo e a rena tenham habitado uma paisagem de tundra seca ao lado de outros animais como mamutes-lanudos.

Filhote de rena está só parcialmente preservado (Foto: Governo de Yukon/Divulgação)

 

Embora os animais só tenham sido mostrados agora, a sua descoberta ocorreu em 2016. Klondike é uma região conhecida por sua mineração e foi com ajuda de mineiros de ouro que os fósseis foram achados.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.