A edição deste ano do ranking da FORBES Brasil dos bilionários brasileiros traz 25 novos afortunados – a grande maioria oriunda do mercado acionário. Vários desses novos bilionários são parentes entre si: isso ocorreu porque houve a conclusão dos inventários de dois grandes empresários brasileiros, falecidos nos anos anteriores, cujos herdeiros passaram a figurar na lista de acionistas de suas companhias. É o caso das famílias controladoras da Dasa e da M. Dias Branco, cujo patrimônio familiar foi assumido por novas gerações.

LEIA MAIS: 20 maiores bilionários do mundo em 2018

Outra situação emblemática é a das famílias fundadoras do Magazine Luiza, que emplacaram diversos novos bilionários na lista graças à espetacular escalada da cotação da companhia, na qual eles figuram como acionistas. E houve ainda dois gigantescos IPOs (abertura de capital na bolsa de valores), que também fizeram emergir novas fortunas: PagSeguro, na bolsa de Nova York, e HapVida, no pregão brasileiro.

Os patrimônios apurados nesta lista são oriundos das empresas controladas pelos bilionários – em sua maioria, companhias abertas, precificadas pela cotação em bolsa. Ou, no caso de empresas fechadas, o valor de mercado de concorrentes ou semelhantes que são negociadas em bolsa. Para efeito de cálculo e padronização, foram usados os preços de 10 de julho de 2018.

A lista completa com os 180 nomes está na edição nº 61, disponível nas bancas de todo o Brasil.

Veja, na galeria de fotos abaixo, os 9 maiores bilionários brasileiros:

Getty Images
Divulgação

Getty Images
Divulgação
Getty Images
Getty Images
Reprodução
Getty Images

O post 9 maiores bilionários brasileiros apareceu primeiro em Forbes Brasil.