Em Batman: O Cavaleiro das Trevas, Harvey Dent (Aaron Eckhart) diz a Bruce Wayne (Christian Bale) que “ou você morre como um herói, ou vive o suficiente para se ver transformado no vilão“. Essa frase sensacional tem sido utilizada desde então para exemplificar diversos casos de personagens que sucumbiram ao lado negro da força. Uma prova de que, mesmo o mais nobre dos heróis, pode ser corrompido se levado ao limite. Basta saber até onde empurrar. Felizmente, a ideia também vale para o outro lado, pois temos alguns vilões que viveram o suficiente para se tornarem heróis.

A vilania, em tese, é uma vida mais fácil de ser seguida. Entretanto, como Kuzco bem lembra em A Nova Onda do Imperador, “ninguém é tão mal assim”. Sendo assim, selecionamos exemplos de personagens que ou começaram suas atividades mostrando seu pior lado e, eventualmente caíram na real, ou tiveram momentos de graça.

1 – Venom

O simbionte é um dos principais inimigos do Homem-Aranha. O personagem foi introduzido no universo Marvel Comics como um vilão cruel, assassino frio e impiedoso. Sua passagem pelas histórias do herói deixou diversos corpos espalhados no chão. Contudo, o tempo que ele passou ligado a Peter Parker influencia parte de suas ações futuras. Em Venom: Lethal Protector, conectado a Eddie Brock, o simbionte tenta agir de maneira mais heroica e ajudar as pessoas desde casos simples como evitar assaltos, aos maiores, como enfrentar uma grande empresa. Ele passou alguns anos entre o bem e mal, hoje, digamos que ele atingiu o nível de anti-herói.

2 – Magneto

Rotular Magneto pode ser uma tarefa um pouco complicada, pois, de certa forma, o personagem devolve ao mundo o que este lhe oferece. Por causa de suas ideias radicais, Erik é um dos principais adversários do X-Men. Seu maior problema é levar tudo ao extremo. Enquanto Professor Xavier procura ser aberto ao diálogo, para Magneto conversar com humanos é perda de tempo. Para ele, somoS cheios de ódio e, de quebra, inferiores à evolução. Apesar disso, algumas vezes ele deixou a discórdia de lado e lutou ao lado dos X-Men em prol de um bem maior. Magneto não é exatamente um herói, porém, já agiu como um!

3 – Viúva Negra

Poucas pessoas sabem, ou mesmo lembram, mas Natasha Romanoff foi introduzida nas histórias da Marvel Comics como uma vilã. E sua origem não poderia ser mais batida. Espiã russa, altamente treinada para conseguir informações a qualquer custo. Por sorte, viram o potencial da personagem e decidiram reformular sua história. Dessa forma, Viúva Negra passou para o lado dos mocinhos e tem feito a diferença desde então. Ela tem série solo nos quadrinhos e no cinema foi colocada como uma das integrantes originais dos Vingadores.

4 – Mulher Gato

Selina Kyle é uma anti-heroína, apesar disso, muitas de suas ações são consideradas heroicas, mesmo que às vezes nem ela as reconheça. Contudo, sua vida nem sempre foi assim. Quando Mulher Gato chegou ao universo do Batman, ela sempre estava envolvida nos esquemas criminosos. Tudo indicava que Selina seria uma daquelas vilãs difícil de se combater. O tempo provou o contrário e, embora suas decisões sejam questionáveis em certas situações e ainda a envolva em delitos menores aqui e ali, ela mudou seu estilo de vida.

5 – Lex Luthor

O bilionário Lex Luthor é um dos nêmeses do Superman e dificilmente seu status canônico irá mudar. Com a obsessão de proteger o planeta dos alienígenas, o personagem já realizou tantos feitos absurdos que, ironicamente, colocaram a Terra em risco. Ele odeia o kryptoniano e seus amigos, e faz de tudo para eliminar todos eles. Porém, as coisas começaram a mudar em Os Novos 52. Em Darkseid War ele até ganhou poderes ao ser confundido como o salvador de Apokolips. Em Rebirth, com armadura à la Superman, ele passou a ser um dos novos defensores do planeta, dessa vez, porém, de forma mais comportada.

6 – Deadpool

Antes de Deadpool passar por uma reformulação, o personagem era categorizado como insalubre e moralmente sombrio. Ainda hoje podemos considerar Wade Wilson violento e com moral duvidosa, mas não chega perto a forma como já foi retratado. Embora ele seja um anti-herói, suas intenções são boas. Ele quer ajudar e assim o faz, porém, não se importa em matar alguns criminosos pelo caminho. Uma versão bem melhorada!

7 – Homem Borracha

Patrick Eal O´Brian é bem conhecido entre os leitores da DC Comics. O personagem é engraçado, sarcástico e não liga muito para o que falam dele. Um dos heróis mais zoeira da editora. Contudo, sua vida começou no crime, como integrante de uma gangue. Antes de sofrer o acidente responsável por seus poderes, Patrick transitava pelo submundo social e não se interessava por ninguém além de si mesmo. Tudo mudou quando foi resgatado por monges após o incidente com o ácido. Sua vida teve uma reviravolta para melhor.

Essa matéria 7 vilões que viveram o suficiente para se tornarem heróis foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.