Embora o câncer de mama seja um assunto que precisa ser debatido em todo e qualquer período do ano, mais uma campanha do Outubro Rosa está começando para nos (re)lembrar de que o autocuidado é necessário em todas as fases da vida. E isso significa que você deve, sim, se preocupar com sua saúde mesmo ainda sendo muito jovem.

<span class="hidden">–</span>Reprodução

Por isso, a CAPRICHO conversou com a Dra. Patrícia Gonçalves, médica obstetra e ginecologista, para listar os 7 principais sinais que os seios podem dar sobre sua saúde – e que te mostram que é hora de ficar atenta ao que pode estar acontecendo.

1. Nódulo na mama ou na região da axila

Caso você perceba um nódulo na mama ou na axila, isso pode representar um sinal de alerta para o câncer de mama. Mas, esse nódulo nem sempre pode ser uma doença maligna. Por isso, é importante marcar uma consulta com ginecologista para ser examinada, fazer exames específicos, como mamografia e ultrassom de mamas, para chegar à conclusão do tipo de nódulo.

Já fizemos uma outra matéria aqui na CH para tirar as dúvidas sobre o que são os nódulos nas mamas, quais os tipos, tratamento e qual a principal faixa etária em que eles podem surgir. Fique atenta!

2. Mamas de coloração avermelhada ou edemaciadas (inchadas)

Muitas vezes, o nódulo suspeito de câncer pode estar em uma localização que comprime os tecidos mamários, propiciando inchaço e dor. Caso esses sinais e sintomas continuem, é essencial buscar ajuda e orientação médica com um ginecologista ou mastologista.

3. Descarga mamilar

No desenvolvimento do câncer de mama, pode ocorrer saída de secreção serosa (água de rocha) ou sanguinolenta, quando o turmo se desenvolve nos ductos da mama. Isso também pode se dar devido a infecção local, como mastite.

4. Dores nas mamas (mastalgia)

Também pode ocorrer dor aguda sazonal, principalmente em casos em que o tumor se localiza atrás do mamilo ou em algum ducto mamário.

5. Mudança na aparência das mamas

Qualquer alteração na forma, tamanho, textura ou contornos deve ser avaliada por um ginecologista. Por isso, é essencial que você sempre avalie diariamente seus seios através do autoexame. Percebeu algo diferente? Marque uma consulta!

<span class="hidden">–</span>Reprodução

6. Mamilos sensíveis

Além de mudanças na aparência, a sensibilidade dos mamilos também deve ser observada. Os mamilos que antes eram protrusos, por exemplo, podem tornar-se invertidos, desviados ou tomar qualquer outra forma diferente.

7. Coceira nas mamas ou nos mamilos

Nesses casos, é muito comum que o câncer inflamatório de mama, quando é de causa desconhecida, seja essa coceira unilateral. E devido ao tumor, a pele desencadeia uma reação inflamada e dolorosa. Não é pra ir achando que é só uma alergia ao sutiã por conta dos produtos químicos na lavagem da peça, viu? Na dúvida, o recomendado é sempre procurar uma avaliação médica.

Mas, mesmo que você não encontre nenhum desses sinais, é essencial se consultar regularmente e fazer exames de rotina com um ginecologista. Sua saúde é sempre uma prioridade! Combinado?