O que não falta nos quadrinhos são personagens que se assemelham de alguma forma. Se não for pelos poderes, pode ser na origem, na personalidade ou mesmo por tudo isso junto. As comparações são maiores entre DC e Marvel Comics, dado o fato de elas serem as maiores editoras do mercado. Em meio a tantos personagens similares, pegamos dois vilões que, a princípio, parecem ter muito em comum. Contudo, uma olhada mais de perto e percebemos que Darkseid é mais poderoso que Thanos.

Darkseid foi criado pela lenda dos quadrinhos Jack Kirby e se transformou em um dos vilões mais temidos do Universo DC. Três anos mais tarde, eis que surge Thanos, uma tentativa de Jim Starlin de replicar o antagonista da DC. Thanos ganhou mais notoriedade depois que foi para o cinema, algo que ainda não aconteceu a sua contraparte original. Sendo assim, para discutir o porquê de Darkseid ser mais poderoso que Thanos, vamos tentar manter a base dos quadrinhos, onde ambos têm várias histórias.

1 – Equação Antivida

Darkseid teve algumas continuidades retroativas ao longo de sua existência, mesmo assim, a Equação Antivida está presente em boa parte delas. Com esse poder em mãos, o vilão é praticamente imbatível. Ele pode subjugar qualquer a sua vontade e destruir o lugar que bem entender. Por isso, ela tende a ser a fonte de desejo do personagem. Normalmente, quando ele consegue a Equação, o resultado é catastrófico, como vemos em Crise Final, por exemplo. Darkseid por pouco não eliminou o planeta Terra. Superman precisou fazer milagre para detê-lo.

2 – Seu exército de Parademônios

Apenas um Parademônio pode não apresentar grande ameaça, porém, basta Darkseid liberar um enxame deles para o cenário mudar por completo. Cada um deles possui resistência a dor, podem voar, respirar em meio ao fogo e tem força sobre-humana. Apenas um não faria diferença, mas milhares deles seriam o suficiente para despertar o caos. A armadura dessas criaturas também é equipada para autodestruição, assim, caso sejam capturados, o adversário não poderá coletar muitas informações. O que os tornam o exército ideal para conquistadores de mundo, como Darkseid.

3 – Sua origem

Darkseid é todo poderoso, não por ser uma espécie de divindade, mas por, de fato, ser um deus. Quando a era dos velhos deuses chegou ao fim, o mundo foi dividido em dois. De um lado, a raça dos deuses benevolentes, a Nova Gênesis, e de outro, a dos tiranos, Apokolips. Uma vez conhecido como Uxas, o personagem tinha a aparência mais humana. Contudo, ele foi corrompido pelo poder da misteriosa Força Ômega. Adquirindo mais poderes do que nunca, ele adotou o nome de Darkseid, um antigo deus, e se tornou governante do planeta Apokolips.

4 – Ele não subestima seus oponentes

Existe uma razão para Darkseid querer matar todos que se opõem ao seu caminho: ele não subestima nenhum adversário. Ao menos, não com tanta frequência. Criado sob cultura militar, ele compreende que qualquer pessoa pode fazer diferença no final das contas. Este é um risco que ele raramente está disposto a correr. Sendo assim, ele tende a eliminar as possíveis ameaças. Ao contrário de Thanos que, tanto nos quadrinhos, como no filme foi “gentil” demais ao deixar importantes pessoas vivas. Nos quadrinhos, a situação é ainda pior, pois o vilão simplesmente para de lutar e não usa toda sua força simplesmente porque não acredita na capacidade dos heróis em derrotá-lo.

5 – Seis em um

Quando Thanos está com a Manopla do Infinito completa, seus poderes são incalculáveis. Não há como saber o limite de toda sua força. Mas claro, para isso ele precisa coletar cada uma das joias do infinito. Em contrapartida, Darkseid não necessita de luva alguma para ser tão (ou mais) poderoso que Thanos com a Manopla. Ele já possui a capacidade de se teletransportar pelo tempo e espaço, além de ser telepata e telecinético. Basicamente, Darkseid tem cada um dos poderes que as joias do infinito concedem a Thanos, já que ele possui a Força Ômega em si.

6 – Capacidade regenerativa nível hard

Darkseid costuma ser considerado o pior e maior perigoso inimigo da Liga da Justiça, e não é por sua aparência pedrosa. Além de ser maligno e brutal, ele realmente é difícil de derrotar. Os heróis da Liga precisam superar seus limites para colocar fim em suas ações. Se não bastasse todos os seus poderes absurdos, Darkseid ainda é capaz de regenerar seu corpo por completo a partir de uma simples parte dele. Ou seja, mesmo se ele for desmembrado, eventualmente ele irá reconstituir sua forma original. Como então deter um adversário assim? Só a Liga sabe dizer!

7 – Mal eterno

Como parte dos Novos Deuses, Darkseid é abençoado com a imortalidade. Mesmo assim, ao longo de sua vida, ele coletou vários poderes de outras divindades e adquiriu a Força Ômega. Essas conquistas o fizeram, se possível, ainda mais durável. Assim como os outros moradores da Apokolips, ele usa a energia da Fonte para continuar seu desenvolvimento rumo a perfeição. Ele não envelhece, é imune a quaisquer doenças, é fisicamente superior aos meta-humanos em todos os aspectos. Enfim, é uma figura suprema dominante.

Essa matéria 7 provas de que Darkseid é mais poderoso que Thanos foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.