A matemática é uma das matérias que mais dividem opiniões. As pessoas literalmente amam e odeiam lidar com números, cálculos e colchetes. Enfim. Essa infinidade de possibilidades que o mundo da lógica nos possibilita. Em meio a tudo isso, surgem problemas de matemática que confundem e deixam as pessoas enfurecidas.

A sensação de tentar resolver uma questão e não chegar ao seu resultado é horrível. Às vezes, até conseguimos chegar a um resultado, o problema é que ele não bate com a resolução das outras pessoas. Nesse caso, quem estaria certo?

Confira agora alguns desses problemas de matemática que confundiram a internet.

1 – Duas soluções possíveis

A  questão começou a ser compartilhada em um aplicativo de mensagens, antes de chegar ao Facebook e viralizar. O problema é que existem duas possibilidades de resolução possíveis. Isso fez com que os usuários ficassem debatendo entre si sobre qual seria a resposta correta para a questão. No entanto, ambas as possibilidades de resposta estão corretas.

Da primeira forma, basta somar e adicionar o resultado da última operação. O resultado final dessa questão é 40. A outra possibilidade é multiplicar o segundo número da operação, pelo número que está sendo adicionado. Nessa questão o resultado é 96.

2 – A ordem dos fatores altera o resultado

Este problema postado no YouTube deixou as pessoas de cabelo em pé. O que acontece é que os resultados não davam certo, não batiam. No entanto, o problema era a ordem como a questão estava sendo resolvida. A ordem correta é primeiro os parênteses, depois os expoentes, e então as multiplicações, divisões e enfim a adição e subtração. Sempre da esquerda para a direita.

O que aconteceu é que algumas pessoas foram ensinadas a seguir uma ordem diferente. Isso fez com que a ordem errada fosse ensinada em algumas escolas. Seguindo a ordem antiga e errada, seria 1. Mas na ordem correta, que é a usada atualmente, o resultado da equação é 9.

3 – Em que vaga o carro está estacionado?

Essa questão é mais uma pegadinha do que pura matemática. A questão é simples, qual a vaga em que o carro está estacionado? Basta girar a imagem e você irá perceber que as vagas estão enumeradas da 86 a 91, o carro está na vaga 87.

4 – Sudoku da matemática

Esse problema é mais simples do que parece, basta seguir uma instrução básica, que é não repetir nenhum dígito. As possibilidades vão de 1 a 9. É um quebra cabeça, simples de ser resolvido, sem muito mistério. O resultado inclusive já é dado na questão: 66.

5 – Nem os mais inteligentes acertaram

O texto diz basicamente o seguinte:

Um taco e uma bola custam $1,10.
O taco custa 1 dólar a mais que a bola.
Quanto custa a bola?

Essa questão deixou todos intrigados, já que a resposta parece óbvia e muito simples. O resultado seria 10 centavos, certo? Mas se fosse assim, a soma dos dois seria de $1,20. Então a bola na verdade custa 5 centavos, o taco $1,05 que somando dá o valor de $1,10, que é o correto. Por incrível que pareça, universitários de grandes universidades, como Harvard e MIT, não conseguiram chegar a resposta correta.

6 – Cabras, ovelhas e um capitão

Os alunos chineses foram surpreendidos com essa questão: “Se um barco transporta 26 ovelhas e 10 cabras, quantos anos tem o capitão?”.

Pode parecer brincadeira, mas este enigma fez parte de uma prova para crianças de 11 anos de idade. O problema é que realmente não existe um resultado exato. Segundo o colégio, a questão tinha o objetivo de estimular o pensamento crítico, que força os alunos a fugirem do modo prático e ágil de responder os problemas matemáticos. No entanto, a internet não recebeu bem essa justificativa e criticou a forma utilizada pelo colégio para dar algum senso crítico aos seus alunos.

7 – 1+1+1+1+1+1+1

Esse desafio causou alvoroço no WhatsApp e no Facebook. Isso porque a própria imagem nos induz ao erro. A forma mais simplificada de resolver é simplificando a forma como a questão é vista:

1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 + 1 x 0 + 1?

A multiplicação deve ser resolvida primeiro que as adições. Feito isso, basta somar e o resultado é 12, não 0. Como muitos disseram, já que multiplicaram o valor total por 0. Pois mudaram a ordem da resolução da resposta.

Essa matéria 7 problemas de matemática que confundiram a internet foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.