Hoje em dia, temos uma vida inteira dentro de um celular. É nele que guardamos informações confidenciais, desde mensagens privadas à informações pessoais, como contatos, e-mails, contas bancárias e às vezes até alguns nudes. O problema é que nem sempre estamos seguros e nossas informações podem facilmente ser hackeadas.

Além disso, é através dos celulares que muitas pessoas dão golpes. Vocês já ouviram falar daquele velho golpe onde o criminoso pede um dinheiro como resgate mas ninguém é sequestrado? Pois é, são de golpes assim que vamos alertar vocês nessa matéria. Então, confiram agora a nossa lista com as 7 maneiras de se proteger de ataques golpes pelo celular:

1 – Números ocultos

Quando alguém te liga de um número oculto, caro amigo, pode ficar em alerta porque aí tem alguma coisa errada. Os criminosos usam isso quando vão dar um golpe, pedindo dinheiro para o resgate de algum familiar, por exemplo. O que fazer caso isso aconteça? Bom, você pode simplesmente evitar de atender números ocultos ou mesmo instalar um programa que bloqueie tais números.

2 – Golpes via SMS

As mensagens SMS são bastante usadas no Brasil. As mensagens falsas podem roubar dados pessoas das vítimas, como dados bancários, por exemplo. Mas como podemos evitar cair em tais golpes? Primeiro, nunca clique em um link enviado via SMS. Empresas e bancos não enviam links via SMS e caso isso aconteça, delete a mensagem rapidamente e se possível bloqueie o número que a enviou. Jamais envie suas senhas para qualquer número que peça uma informação pessoal sua e não ligue para o número que enviou a mensagem falsa.

3 – Cupons de desconto

Esse golpe oferece cupons de descontos em redes de alimentação e em diversas lojas caso o usuário preencha um cadastro. Isso tem cheiro de golpe, concorda? Os criminosos fazem isso para conseguir informações pessoais das pessoas, como dados bancários. Ah, eles também aplicam esse golpe com passagens aéreas de empresas como a Latam, por exemplo.

4 – Pacotes de emojis

É impossível instalar pacotes adicionais de emojis no WhatsApp. Não existem emojis secretos, toda essa conversa não passa de uma grande balela. Novos emojis são disponibilizados apenas em atualizações do WhatsApp que são baixadas pela App Store, Play Store e Windows Store. Esse tipo de golpe pode fazer com que o seu celular seja hackeado.

5 – Procurando um emprego?

Você faz parte dos 13 milhões de brasileiros desempregados? Bom, isso não é motivo para você cair em um golpe e piorar a sua situação, concorda? Um golpe apresenta um suposto recrutador oferecendo vagas ou cursos preparatórios para uma determinada área. Como a oportunidade é única, o recrutador diz que é preciso agir rápido para não perder a chance e pagar uma pequena taxa. Realmente a necessidade de voltar ao mercado de trabalho nos convence rápido, mas é preciso estar sempre de olhos bem abertos.

6 – Desconfie de compras e aplicativos suspeitos

Sabe aquele aplicativo novo que está instalado no seu telefone? O seu consumo de dados disparou inexplicavelmente este mês? Além desses sinais, o valor da sua conta telefônica aumentando também pode ser um sinal de que seu celular foi hackeado. Os hackers costumam usar os dados das pessoas para fazerem compras, por exemplo. O melhor é procurar saber sobre os aplicativos que estão no seu celular e ter controle sobre as transações feitas.

7 – Use VPN enquanto estiver em redes WiFi públicas

Quando você conecta seu celular em uma rede pública, saiba que você está correndo risco de ser vítima de criminosos cibernéticos. Antes de cometer a loucura de se conectar a uma rede pública, lembre de usar uma solução de VPN para entrar na internet de forma anônima, isso faz com que seus dados de tráfego sejam “mascarados”. Isso evita que outras pessoas invadam sua navegação e roubem suas informações.

Essa matéria 7 maneiras de se proteger de golpes pelo celular foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.