Sempre que falamos de guerras é uma grande sensação de pesar, afinal de contas, independentemente de suas razões, as guerras sempre trazem a destruição e o caos por onde passa. Muitas famílias sofrendo com seus efeitos e é quase impossível imaginar que algo de bom possa surgir de algo tão nefasto.

No entanto, é seguro dizer que muitas coisas que mudaram nossos dias para melhor surgiram durante as guerras. Pensando nisso, hoje, trouxemos para vocês uma lista com algumas das invenções que surgiram a partir da Segunda Guerra Mundial e que vocês provavelmente não sabiam. Confira!

1 – Macarrão Instantâneo

O macarrão é uma invenção do taiwanês Momofuku Ando. Depois que a guerra no Pacífico chegou ao fim, Ando se viu junto dos japoneses lutando contra a fome. Muitos anos se passaram, até que a sua ideia de um macarrão barato conseguisse ir finalmente para produção. Diversas tentativas ocorreram, até que Momofuku encontrou a fórmula perfeita que é conhecida mundialmente. Especialmente entre os universitários.

2 – Batatas congeladas

J.R. Simplot desenvolveu as primeiras batatas e vegetais liofilizados para o exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. O tempo de vida útil maior e a fácil reconstituição dos vegetais congelados de Simplot, ajudaram as tropas norte americanas a serem abastecidas com alimentos em sua marcha pela Europa. Depois do fim da guerra, eles passaram a fornecer batatas para o McDonalds.

3 – Teflon

O teflon foi uma descoberta acidental feita por Roy J. Plunkett, em 1938. Descobriu-se que este material era resistente aos voláteis ingredientes das primeiras bombas atômicas. Só depois é que o teflon começou a configurar como revestimento antiaderente de tachos, panelas e frigideiras.

4 – Adoçante

O primeiro substituto para o açúcar foi descoberto, em 1879, pelo químico Ira Remsen. Mas só foi em 1950, que uma dupla, cujos membros eram pai e filho, uniram a sacarina com dextrose e chamou tal produto de Sweet ‘N Low. Eles fizeram dos problemas ligados ao racionamento de produtos durante os tempos de guerra em um truque para a perda de peso.

5 – Forno microondas

Primeiramente, as microondas eram simplesmente um efeito colateral dos sistema de radares da Segunda Guerra Mundial. O engenheiro Percy Spencer, enquanto realizava uma pesquisa sobre magnétrons, percebeu que uma barra de chocolate em seu bolso havia derretido e atribuiu tal feito às ondas de calor geradas pelos magnétrons. Sua descoberta foi posta em prática, recebeu alguns ajustes, e em 1955, surgiam os primeiros microondas comerciais.

6 – Silver tape

Este produto largamente utilizado por nós humanos foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial. Os soldados precisavam de algo flexível, à prova d’água, e que servisse para consertar as coisas. Foi quando a Johnson e Johhson surgiu com a fusão de uma fita médica e adesivos de poli-revestimento, nascendo a ‘Duck tape’. A versatilidade da fita a tornou popular entre as tropas e também na casa de suas famílias.

7 – Caneta esferográfica

Percebendo a rapidez com que a tinta usada para impressão de jornais secava, o inventor húngaro László Biró desejou que as canetas assim também fossem. Evitando borrões e manchas causadas por canetas-tinteiro. A invenção se popularizou na Segunda Guerra, quando a Royal Air Force precisou de canetas que não vazassem tinta a todo momento em combates aéreos, fazendo com que as tradicionais canetas fossem substituídas, trazendo todo sucesso a Biró.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Essa matéria 7 invenções que só surgiram a partir da 2ª Guerra Mundial foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.