Alexandre, o Grande, foi não apenas o rei da Macedônia, como também um dos líderes militares mais importantes que o mundo já viu. O homem se destacou por seu excelente domínio tático, com o qual dominou grande parte das nações que o circulavam.

Ao mesmo tempo em que era rei da Macedônia, também era Faraó do Egito e rei da Pérsia e da Ásia. Foram anos de grandes conquistas e dominação. No entanto, há muito mais sobre esse grande líder que muitos não sabem.

Confira agora alguns fatos sobre Alexandre, o Grande.

1 – Invencível

Em 15 anos de trajetória, Alexandre nunca perdeu nenhuma guerra. Em todos esses anos, ele foi invicto. Até hoje suas táticas de guerra são estudadas.

2 – Seu nome

O nome de Alexandre, vem de “alexo” que significa defender e “andr” que significa “protetor dos homens”.

3 – Boa educação

O pai de Alexandre, Felipe II da Macedônia, contratou ninguém menos que Aristóteles para cuidar da educação do filho. Dos 13 aos 16 anos, Alexandre foi tutelado pelo filósofo.

4 – Ailurofobia

Apesar de ser um grande militar, Alexandre sofria com ailurofobia que é o pavor de gatos. Parece estranho, mas o líder tinha verdadeiro pavor do animal.

5 – Fundador de cidades

Alexandre dominou mais de 70 cidades e uma parte delas recebeu seu nome. A mais famosa delas foi Alexandria, no Egito. Seu cavalo Bucéfalo também foi homenageado, após morrer tragicamente durante uma batalha.

6 – Olhar diferente

Os olhos de Alexandre eram diferentes, um azul e o outro marrom. Ele sofria de uma doença genética chamada heterocromia.

7 – Sua morte ainda é um mistério

Foram 15 anos intensos no campo de batalha, mas não foi isso que matou Alexandre. Na verdade, não se sabe com certeza o que foi. Especialistas médicos acreditam que poderia ter sido malária, infecção pulmonar, insuficiência hepática ou febre tifoide. No entanto, não se tem certeza de nada.

Essa matéria 7 coisas que você nunca soube sobre Alexandre, o Grande foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.