O termo esquizoide é usado para se referir às pessoas diagnosticadas com Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE). O problema não possui cura, mas existe tratamento e acompanhamento especializado. Este distúrbio de personalidade, geralmente, tem início na idade adulta de uma pessoa.

As pessoas com transtorno esquizoide costumam não desfrutar de relações estreitas com as outras ao seu redor, incluindo com sua própria família e costumam ser vistas como pessoas solitárias e estranhas. Pensando nisso, listamos algumas coisas sobre tal condição e que vocês podem não conhecer. Confira!

1 – Se sentem completamente desconfortáveis em lugares muito cheios

Caso você costume frequentar boates, estádios de futebol, aeroportos e lugares onda há aglomeração de pessoas, a probabilidade de você encontrar uma pessoa que possui transtorno de personalidade esquizoide é quase nula. Essas pessoas sentem um alto grau de desconforto nesses lugares e só se farão presentes em casos de extrema necessidade.

2 – Eles se comunicam com um número limitado de pessoas

Pessoas com esse transtorno de personalidade são muito reservadas. Mas isso nada tem a ver com modéstia ou sensibilidade. Eles possuem dificuldade de se comunicar, por isso transmitir suas ideias e interagir com outros indivíduos é algo bastante limitado.

3 – Dificuldade de relacionamentos interpessoais

Pessoas com transtorno esquizoide costumam manter distância das pessoas. Dessa forma, eles conseguem proteger seu mundo dos “invasores”. Se a maioria das pessoas, vez ou outra, precisa de um colo, de um amigo para desabafar, trocar conselhos, pessoas diagnosticadas com esse transtorno costumam evitar esse tipo de interação a todo custo.

4 – Eles não conseguem “ler nas entrelinhas”

Às vezes utilizamos de ferramentas como o eufemismo, ironia e meios tons para tentar dizer algo sem realmente dizer, certo? Bom, pessoas esquizoides simplesmente não conseguem compreender isso. Assim, muitas vezes, eles não conseguem desvendar as intenções ocultas de outras pessoas.

5 – Eles não desejam se envolver amorosamente

As numerosas barreiras comunicativas não contribuem para que pessoas esquizoides expandam seus círculos sociais. A autonomia é muito mais importante para eles do que a proximidade. Além de não se importarem com o que outras pessoas pensam sobre eles e de não se esforçarem em nada para causar qualquer tipo de boa impressão.

6 – A vida para eles pode consistir em muitos momentos tristes e dificultosos

Indivíduos com acentuação esquizoide parecem ver primeiro o lado negativo em todas as coisas e somente depois começam a prestar atenção aos aspectos positivos. Embora ambas emoções, tanto negativa quanto positiva, sejam igualmente experienciadas com dificuldade. Um sentimento característico do esquizoide é o de que eles são observadores e não são exatamente os protagonistas de suas próprias vidas.

7 – Intuição pouco desenvolvida

Uma das características desse transtorno de personalidade é que esses indivíduos possuem uma intuição pouco desenvolvida. Dificilmente, eles conseguem ler sinais não verbais, e assim, eles sempre agem de forma muito racional e transparente. Eles também sentem muita dificuldade de ser empáticos e de se relacionar com as experiências alheias. Por isso, as pessoas constantemente podem julgá-los como insensíveis.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Essa matéria 7 coisas que você não sabia sobre o Transtorno de Personalidade Esquizoide foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.