Muitos avanços tecnológicos já aconteceram nos últimos dez anos e isso, aparentemente, tende a acontecer cada vez mais rápido. Trazendo para diversas áreas inúmeros benefícios. A realidade virtual é um desses avanços da tecnologia que estamos falando. Apesar de ainda estarmos dando os primeiros passos, já perceptível que os desenvolvedores estão explorando muito além das suas origens, que é a indústria de jogos.

As possibilidades de se explorar essa nova tecnologia são quase infinitas. E a indústria de desenvolvimento de softwares e aplicativos já está de olho em todas as possibilidades. Pensando nisso, hoje, trouxemos para vocês algumas das coisas que podem vir a lhes beneficiar no desenvolvimento da realidade virtual. Confira!

1 – Arquitetura

Os arquitetos precisam visitar suas obras para acompanhar os detalhes e a execução de seus projetos. E isso é bem complicado de ser feito de longe. E é aí que entra a realidade virtual, dando a eles, meios para que eles possam “visitar” o lugar e fazer as análises. Além de que, alterações poderão ser realizadas no projeto virtual instantaneamente, com apenas um gesto.

2 – Viagens

Explorar a realidade virtual para poder levar as pessoas para diversos lugares do mundo sem que elas saiam do conforto de suas casas é uma grande sacada dos desenvolvedores de aplicativos. Eles tentam criar experiências que vão tentar aproximar o público o máximo possível da realidade.

3 – Odontologia

As temidas idas ao dentista podem ficar mais tranquilas com o apoio da tecnologia de realidade virtual. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que pacientes que utilizaram aparelhos de RV como distração durante procedimentos odontológicos, relataram menos estresse e dor, do que aqueles que não os utilizaram.

Além do que, tais aparelhos também são utilizados pelos profissionais para executarem procedimentos complexos até que ganhem confiança para realizá-los em pacientes.

4 – Jornalismo

Alguns projetos de meios de comunicação já mostraram o potencial uso dos equipamentos de realidade virtual no jornalismo. Com a tecnologia, as pessoas poderiam ser imersas na notícia, que as transportariam diretamente para aquele fato e momento que esteja acontecendo no mundo. Isso poderia trazer verdadeiras mudanças, como por exemplo, despertar mais empatia sobre problemas como a poluição e os efeitos das mudanças climáticas.

5 – Educação

É mais do que certo que a evolução tecnológica tem contribuído muito sobre como aprendemos. Recentemente, vimos como o uso de tablets nas salas de aula ajudou no ensino das crianças. Em um futuro próximo, pode ser que vejamos as pessoas utilizando aparelhos de realidade virtual para viajarem até o Egito durante uma aula de história, por exemplo. Ou podendo estudar detalhadamente o corpo humano durante as aulas de ciências. Incrível, não?

6 – Aviação

Muitas empresas de aviação estão levando os simuladores de voos para a modernidade através da tecnologia de realidade virtual. Simulações ajudam os pilotos a lidarem com as aeronaves durante seu período de treinamento. Elas existem há aproximadamente meio século e, com os aparelhos de RV, elas poderão ser levadas a um outro nível.

A tripulação da cabine também poderá ser beneficiada, podendo fazer visitas à aeronave em que irão voar, para inspecioná-la e durante o processo de pré-voo, por exemplo.

7 – Fitness

Muitas pessoas têm escolhido um estilo de vida mais saudável e buscado uma boa forma para seus corpos, o que tem feito a indústria fitness se expandir exponencialmente. E neste campo também há espaço para os benefícios da realidade virtual. Com o auxílio da tecnologia, você poderá trazer a academia ou aquela trilha de bike, diretamente para dentro de sua casa.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Essa matéria 7 coisas que a realidade virtual vai mudar e que você não imaginou foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.