Ao longo de suas extensões, da Amazônia aos Andes, passando pela Patagônia e cercado por oceanos, o continente sul americano possui uma exuberante fauna. Nossos olhos são presenteados com vislumbre do voo das araracangas, ou com as cores dos Tucanos-tocos ou do lendário pirarucu que é encontrado nas águas doces da bacia Amazônica.

Lar da maior cordilheira continental do mundo, a América do Sul abriga diversas outras espécies de animais selvagens e pensando nisso, hoje, trouxemos para vocês alguns dos animais mais incríveis que podem ser encontrados ao longo de nossas florestas e que você pode não conhecê-los. Confira!

1 – Sucuri (Anaconda)

A sucuri, ou como também é conhecida, Anaconda, é encontrada nas regiões tropicais da América do Sul. Esta serpente é considerada a segunda maior cobra do mundo em comprimento. Elas atingem, em média, cerca de 4,5 metros. Embora possam chegar a extensões muito maiores.

2 – Ariranha

A ariranha, também conhecida como Lontra-gigante, é o maior membro da família das lontras do rio Amazonas e um dos mamíferos mais ameaçados da América do Sul devido a caça em busca de sua pele macia e sedosa. Este animal é característico da fauna do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas. As ariranhas se alimentam de peixes, crustáceos, moluscos, cobras e filhotes de jacaré.

3 – Capivara

As capivaras são os maiores roedores do mundo e podem ser encontradas nas densas florestas da América do Sul. Suas peles são de coloração marrom avermelhado e seu corpo é pesado e arredondado. Elas se comunicam através de um ronronar e de assovios. Elas costumam descansar durante o dia para pastar durante a noite.

4 – Piranha

A piranha é um peixe onívoro que pode ser encontrado nas águas doces da América do Sul. Especialmente, na bacia Amazônica e no rio Orinoco. Esse peixe pode ter entre 26 a 43 centímetros de comprimento. Seus dentes afiados e fortes fazem com que as piranhas sejam um dos peixes mais temidos da região. Apesar do que, elas não são tão agressivas em relação aos seres humanos como se imagina.

5 – Lobo-Guará

O Lobo-Guará é um dos membros e o mais incomum da família dos cães selvagens que podem ser encontrados na América do Sul. É um animal típico das pradarias e cerrado. Este mamífero não é considerado um lobo de verdade, mas sim, o maior canídeo da região.

6 – Anta (Tapir)

As Antas são facilmente encontradas nas florestas da América do Sul, especialmente na Cordilheira dos Andes, no Peru. Elas medem, em média, quase 2 metros de comprimento, até 1 metro de altura e seu peso pode chegar aos 300 kg. Sua pelagem é geralmente preta ou cinza, e suas orelhas possuem as pontas brancas. Estes animais passam muito tempo debaixo d’água, para se refrescar e nadar.

7 – Borboleta-Morpho

Esta é uma das maiores borboletas do planeta. A borboleta-azul tem envergadura de até oito polegadas. Quando abertas, suas asas apresentam um azul vibrante. Quando estão dobradas, a borboleta se camufla em uma cor castanho e seus múltiplos pontos brancos ficam parecendo olhos. A cor azul viva de suas asas são um padrão de buracos microscópicos que refletem o azul para nossos olhos. Estes animais são facilmente encontrados nas florestas tropicais da América do Sul.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Essa matéria 7 animais incríveis que você só pode encontrar na América do Sul foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.