As principais versões do super-herói que aparecem em 'Homem-Aranha no Aranhaverso': Peni Parker, Spider Gwen, Peter Porker, Miles Morales, Peter Parker e Spider-Man Noir (Foto: Divulgação)

 

O que um repórter investigativo, uma garota com traje ultratecnológico e um estudante negro do Brooklyn podem ter em comum? Todos eles são o Homem-Aranha, é claro! Prestes a estrear nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (10), a animação Homem-Aranha no Aranhaverso reúne diversas versões do super-herói vindas de universos paralelos para derrotar o Rei do Crime. Conheça a história por trás de cinco personagens:

Miles Morales

Miles Morales em 'Homem-Aranha no Aranheverso' (Foto: Divulgação)

 

 

Protagonista da animação, Miles é um jovem negro de ascendência latina que apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em agosto de 2011, no Ultimate Fallout #4. O personagem foi criado pelo roteirista Brian Michael Bendis e a ilustradora italiana Sara Pichelli, que se inspirou no ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e no ator de cantor Donald Glover para construir a aparência do personagem.

Assim como Obama, Donald Glover é um fã declarado do Amigão da Vizinhança. Em 2010, seus fãs levantaram a hashtag #Donald4Spiderman no Twitter para que o ator fosse escolhido para interpretar a nova versão do super-herói na época, que acabou nas mãos de Andrew Garfield. Os roteiristas da série Community, em que Glover atuava na época, não perderam o timing e vestiram o personagem do ator de Homem-Aranha, o que despertou a criatividade de Brian Michael Bendis. “Ele estava fantástico. Eu o vi naquela fantasia e pensei, ‘eu leria essa revista’”, afirmou o criador de Miles Morales ao USA Today.

Troy, personagem de Donald Glover em 'Community', usa roupa de Homem-Aranha aproveitando a onda dos fãs. (Foto: Reprodução)

 

Glover não deu vida à Morales no cinema, mas dublou o personagem no desenho animado Ultimate Homem-Aranha e, em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o ator interpretou Aaron Davis, o tio de Miles.

Spider Gwen

Spider Gwen em 'Homem-Aranha no Aranheverso' (Foto: Divulgação)

 

 

Em um universo paralelo chamado Terra-65, Gwen Stacy é quem é mordida por uma aranha geneticamente modificada e ganha poderes extraordinários para combater o mal. Criada em setembro de 2014, a personagem logo se tornou popular e ganhou sua própria série de quadrinhos em fevereiro de 2015.

Leia mais:
15 filmes imperdíveis que chegarão aos cinemas em 2019
Jake Gyllenhaal e Tom Holland aparecem de surpresa na CCXP

Nesse universo, Peter Parker é apenas um amigo de Gwen e um nerd "comum" que, inspirado pelos feitos da “Mulher-Aranha”, cria uma substância que deveria lhe prover poderes semelhantes aos da heroína, mas acaba o transformando em um monstro reptiliano. Em dado momento, ambos se enfrentam e Peter morre em decorrência dos ferimentos sentidos após converter sua transformação. A partir de então, Gwen tem uma postura mais responsável com suas habilidades e não foge de seus deveres — o que não a impede também de ser baterista da banda de Mary Jane.

Spider-Ham

A aranha Peter se transforma em Peter Porker no universo paralelo da Terra-8311 (Foto: Marvel/Reprodução)

 

Imagine a cena: uma porca cientista chamada May Porker inventa o primeiro secador de cabelo que funciona à base de fusão nuclear e, ao experimentar seu próprio produto, se torna vítima da irradiação. Confusa, ela morde Peter, a aranha que vive em seu laboratório. É assim que Peter se transforma em um porco com poderes de aranha, o Peter Porker ou Spider-Ham. Esta história foi publicada pela primeira vez em 1987 e faz parte do multiverso do Homem-Aranha, sendo relembrada no filme que estreia dia 10 de janeiro.

Peni Parker

Peni Parker em 'Edge of Spider-Geddon' (Foto: Reprodução)

 

 

Com uma pegada mais ‘Tony Stark’, Peni é uma garota que, após perder o pai aos nove anos, herdou Sp//dr, um traje de tecnologia avançada responsável por dar continuidade às pesquisas do parente, que era um cientista. Para ter acesso ao sistema Sp//dr, a garota teve que permitir que uma aranha radioativa a picasse. A personagem apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 2014, na HQ Edge of Spider-Verse #5.

Peni Parker em 'Homem-Aranha no Aranhaverso' (Foto: Divulgação)

 

Na animação, Peni ganha uma roupagem de mangá — mas essa não é a única versão japonesa do Teioso. O Supaidaman é a versão nipônica do Homem-Aranha para a TV e conta com a ajuda de seu fiel robô gigante Leopardon.

Supaidaman (Foto: Reprodução)

 

Spider-Man Noir

Com um ar sombrio e violento, o Homem-Aranha Noir é um repórter investigativo que vive em Nova York no ano de 1933, após a Grande Depressão, e é mordido por uma aranha extremamente venenosa e ilegalmente importada. Com o acidente, o jornalista ganha poderes para combater o crime nova iorquino e fazer jus à memória de seu tio Ben Parker e de seu mentor Ben Urich.

Spider-Man Noir na animação "Homem-Aranha no Aranhaverso" (Foto: Divulgação)

 

O personagem foi criado em 2009 pelos roteiristas David Hine e Fabrice Sapolsky e pelo ilustrador Carmine Di Giandomenico, aparecendo pela primiera vez no quadrinho Spider-Man: Noir #1. Nos cinemas, Nicolas Cage dubla essa misteriosa versão em preto e branco do herói.

Assista ao trailer de Homem Aranha no Aranhaverso:

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.