Parque do Ibirapuera ficou lotado na manhã deste sábado (13)

Parque do Ibirapuera ficou lotado na manhã deste sábado (13)
Foto: Sophia Camargo

Cerca de 7 mil pessoas se reuniram na manhã deste sábado (13) para a 5ª edição da Caminhada do Amor, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo e mais de 70 mil em 120 municípios pelo Brasil.

O evento, que é internacional, também aconteceu em 52 países. Ao todo, 35 mil pessoas participaram da Caminhada do Amor fora do Brasil.

O objetivo do evento é aproximar os casais e estimular o diálogo entre maridos e mulheres, noivos e noivas, namorados e namoradas.

O encontro no parque começou animado com a banda Universos, que alegrou as pessoas com sua música. Em seguida, subiram ao palco Renato Cardoso e Cristiane Cardoso, apresentadores do programa The Love School. Eles foram acompanhados por Carlos Cucato e Cintia Cucato, também de The Love School.

Renato e Cristiane Cardoso falaram aos participantes

Renato e Cristiane Cardoso falaram aos participantes
Arquivo pessoal

Renato Cardoso falou para o público sobre a caminhada e deu dica para os solteiros: “Os solteiros que estão aqui sem uma pessoa para fazer a Caminhada do Amor, podem pensar em caminhada da amizade, em primeiro lugar. Porque antes desse casal chegar ao amor, houve uma amizade. Vamos ver se dá para rolar uma amizade, em primeiro lugar”.

Cristiane Cardoso também se dirigiu ao público e disse que é importante “conhecer a pessoa por dentro e por fora. Às vezes as pessoas erram porque só vêm a pessoa de fora, que não é a mesma de dentro. A de dentro é muito melhor. Mas para você conhecer essa pessoa, você tem que conversar com ela. Tem que saber o que ela pensa, o que ela acha, os objetivos dela. Só quando você conhece essa pessoa é que você aprende realmente o que é amar.”

Casais reuniram na Ópera de Sidney, na Austrália

Casais reuniram na Ópera de Sidney, na Austrália
Arquivo

Carlos Cucato conversou um pouco sobre a Terapia do Amor: “É incrível como as pessoas acham que sabem tudo sobre amor. É a única área em que acham que sabem tudo. E não é assim. Tem gente que procura atendimento depois de 20, 30 anos de casado e mesmo assim estão vivendo um inferno”.

Ele continua: “Então, a Terapia do Amor é exatamente o que a pessoa precisa fazer para ser feliz na vida amorosa. A Terapia é um tratamento que usa o amor inteligente e não o amor — desculpe — burro, ignorante. Na Terapia do Amor, a pessoa consegue curar o seu interior, reconstruir o seu eu, aprender o seu papel dentro do casamento como marido, como esposa”.

Cintia Cucato deu sua dica sobre a Terapia do Amor: “Nas palestras, a gente ensina tudo na prática. No dia a dia do casal, no dia a dia do solteiro. E o mais importante é você ter um bom relacionamento com você mesmo”.

Caminhando no parque

Adriana e Ana Claudia juntos no parque

Adriana e Ana Claudia juntos no parque
Foto: Sophia Camargo

Adriano de Mattos e Ana Claudia Mattos foram ao Ibirapuera participar do evento. Eles falaram sobre sua experiência conjugal. Adriano conta que veio de um lar desestruturado, com pais separados e brigas e que também esteve no mundo do crime e das drogas. “Eu não tinha um exemplo de família, um pilar. Ela também veio de um lar sentimental destruído, o pai alcoólatra, a mãe sofria. E nós viemos para fazer a diferença quando aprendemos o Amor Inteligente. Levamos esse Amor Inteligente para toda a nossa família e muitos deles hoje foram restaurados”.

Rodrigo Oliveira e Mariane Thais estiveram no Ibirapuera para acompanhar a Caminhada do Amor. Eles namoram há dois meses e pretendem se casar em 2019. “Percebo que a diferença do namoro inteligente dos outros namoros é que não buscamos status e nem pulamos etapas. Vamos nos guardar para o casamento porque queremos tempo para conhecer um ao outro, criar cumplicidade”, disse Mariane. 

Rodrigo e Mariane querem se casar em 2019

Rodrigo e Mariane querem se casar em 2019
Foto: Sophia Camargo

Para Rodrigo “se você se relaciona de forma íntima com alguém e não é a pessoa certa, o sofrimento é maior no caso de uma separação”.

A Caminhada do Amor

Criada em 2012, a Caminhada do Amor é promovida pelo The Love School, programa da RecordTV que vai ao ar aos sábados, às 12h. Os participantes puderam adquirir o kit da caminhada, com duas camisetas (masculina e feminina), áudio (online) com dicas dos idealizadores do evento, Renato e Cristiane Cardoso, sobre como dialogar com eficácia, e um folder com um guia de perguntas para ser utilizado com o parceiro durante a caminhada.

Participantes da Caminhada do Amor nas Filipinas

Participantes da Caminhada do Amor nas Filipinas
Arquivo

Mas não é preciso participar do evento para realizar a Caminha do Amor. Ela pode ser feita em qualquer momento da vida do casal, bastando para isto tirar um tempo longe do celular e dos afazeres, de preferência em um lugar próximo a natureza, e seguir as perguntas que estão no panfleto que faz parte do kit da caminhada.

A atividade vai ajudar o casal a se conhecer melhor e até mesmo ajustar o que não está funcionando no relacionamento. Também é uma ótima atividade para se fazer com alguém visando um futuro relacionamento.

É possível conhecer mais sobre a Caminhada do Amor e também adquirir o kit para a atividade no site caminhadadoamor.com