Getty Images
Conforme você fica mais confortável sobre os requisitos do emprego e a forma de se apresentar, seus medos desaparecerão

Você está dirigindo a cerca de 110 km/h. Está chovendo, a música de hip hop – escolhida pelos seus adolescentes – está muito alta, seu parceiro está falando com você e, no banco de trás, seus filhos menores estão brigando. O barulho da chuva é irritante. Seu marido liga o aquecedor e o carro fica desconfortavelmente quente. Você está segurando o volante com as articulações bem apertadas e tenta sair da pista expressa, enquanto sente a pressão sanguínea aumentando à medida que está prestes a mudar de faixa.

LEIA MAIS: 13 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

De repente, um Porsche Panamera azul elétrico (indo a cerca de 130 km/h) corta na sua frente, forçando-a a desviar. Seu coração está acelerado e você está começando a suar e respirar pesadamente. Instintivamente, fala um palavrão. Seu marido reclama: “Não xingue na frente das crianças! Por que você estava dirigindo tão rápido?”. Seus filhos percebem a tensão e interferem, dando opinião sobre seu modo de dirigir e perguntando quando terão seu próprio carro.

Você se sente atacada de todos os lados, então acelera para ultrapassar o sujeito desagradável do Porsche – e lhe direciona um olhar fuzilante. O resto do caminho é uma mistura de discussões e, em seguida, o desconfortável silêncio. O humor ainda é o mesmo quando chegam em casa e permanece assim pelo resto do fim de semana.

Quando somos confrontados com situações de pressão, é fácil permitir que as emoções tomem conta de nós. O medo e a raiva podem sobrecarregar até as pessoas mais fortes. Entrevistas de emprego são eventos estressantes. Você se empolga com a perspectiva de conseguir um novo trabalho com maior salário e potencial de progressão na carreira. Em sua mente, constrói todas as possibilidades incríveis que podem surgir com esta oportunidade. Mas, com a euforia, há o medo iminente de fracasso e a ansiedade sobre a logística do processo de entrevista: e se não der certo? E se não gostarem de mim? E se eu fizer papel de bobo? Como posso ter certeza de que meu chefe não vai descobrir? O que devo vestir para não chamar a atenção no trabalho?

Você deve administrar e aproveitar esses sentimentos para ter sucesso na entrevista. Se não trabalhar nisso – e permitir que a pressão, o estresse e a ansiedade cresçam e o esmague -, será praticamente impossível ter êxito.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 4 dicas para superar o estresse antes de uma entrevista de emprego:

Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images

 

O post 4 dicas para superar o estresse antes de uma entrevista de emprego apareceu primeiro em Forbes Brasil.