Friends é uma daquelas séries que você ama — ou não conhece. O que é quase inacreditável, já que ficou 10 anos no ar (de 1994 a 2004) e representa a vida quase como ela é. Afinal de contas, quem não se identifica com um dos seis marcantes personagens?

Seja por mania de limpeza, charme irresistível, piadas horríveis, gosto musical duvidoso, senso fashion apurado ou profundo conhecimento sobre dinossauros, é difícil não se relacionar com esses amigos ou conhecer alguém que o faça. Mas e se a série não for somente sobre seis pessoas vivendo suas vidas? Confira algumas teorias de fãs que podem explicar como é possível pagar um aluguel em Manhattan sem trabalhar:

1. Era tudo um sonho de Rachel

Em 2017, a imagem de capa do DVD da quarta temporada acendeu uma discussão acirrada entre os fãs de Friends. A imagem mostra os seis amigos — Ross, Phoebe, Monica, Chandler, Rachel e Joey — juntos na cama. A questão é que apenas Rachel está de olhos abertos, enquanto os outros dormem. Isso deu força à teoria de que tudo não passa de um sonho da moça rica, que possivelmente dormiu para fugir do stress de se casar com Barry e acabou vivendo algumas aventuras com os ex-colegas da escola.

2. Ou será que era uma alucinação de Phoebe?

Assim como o gosto peculiar por roupas e músicas, essa teoria também é mais pesada. Aqui os fãs apostam que toda a história se passa na cabeça de Phoebe, que nunca saiu das ruas na verdade. Ela seria uma moradora de rua, viciada em metanfetamina, que avista os outros cinco amigos pela vitrine do Central Perk e então se imagina fazendo parte do grupo, rindo e curtindo um café com eles. Essa teoria ganhou tanta força que até a cocriadora do programa, Marta Kauffman, foi questionada a respeito. Ela rapidamente negou tudo, afirmando que a suposição era terrível e muito triste.

3. Seria Phoebe um gênio?

O que você diria de alguém que cresceu nas ruas, depois do suicídio da mãe, e enfrentou todo tipo de situação estranha/perigosa, mas, ainda assim, consegue uma profissão em Manhattan e dominar alguns idiomas? Phoebe é uma das personagens mais imprevisíveis da série e com as melhores histórias, com certeza (além de ter uma irmã gêmea que é atriz pornô!). Tudo isso faz com que a teoria de que ela é, na verdade, um gênio ganhe força entre alguns fãs.

Um bom exemplo é a vez em que ela debate a Teoria da Evolução com Ross, um professor universitário, por dias até que simplesmente diz: “isso foi divertido; quem está com fome?”. Ou quando ela coloca seus colegas uns contra os outros “por mera diversão” — isso também reforça a hipótese. E, claro, ela tem os mais diferentes tipos de namorados, desde pesquisadores até patinadores no gelo.

4. Mesa cativa para seis

Como conseguir sempre a melhor mesa no seu lugar favorito da cidade? Essa é uma das proezas que os seis amigos sempre conseguem no seriado, além de sobreviver na região mais cara de Nova York, mesmo sem trabalho. A hipótese (na verdade é um fato, já que a plaquinha pode ser vista na mesa em muitos episódios) aqui é que Gunther deixava a mesa e o sofá permanentemente reservados para o grupo por uma causa nobre: o amor dele por Rachel. Ela, claro, nunca percebeu nada, mas todos aproveitavam. O fato de Rachel ter trabalhado por muito tempo no Central Perk e de todos serem clientes cativos também facilita a história.

5. O seriado seria na verdade um grande merchandising

Sim, eles sempre se encontravam em um café, que sempre os recebia bem e tinha o melhor lugar reservado só para o grupo. Suspeito? Pois isso foi assunto de quem acredita que o programa, na verdade, era um grande promo da Starbucks para convencer jovens de que cafeterias são “o lugar” para frequentar. A teoria aponta inclusive que Rachel seria a grande prova, já que seu sobrenome é Green (verde em inglês, cor da logo da marca) e que seu cabelo era uma representação da sereia emblemática da rede de café. E aí, convenceu?

6. Ross perdeu a guarda de Ben por ser um péssimo pai

O irmão de Monica é famoso tanto por seu conhecimento acadêmico quanto por suas trapalhadas amorosas e (vários) casamentos. Logo na 1ª temporada, conhecemos Ross em meio a uma complicada situação: sua esposa revela que é lésbica e está apaixonada pela namorada. E, claro, ela também está grávida e vai criar a criança com a nova companheira, pois pediu o divórcio. Ben, o resultado desse conturbado relacionamento, aparece em várias temporadas, até que some de cena para nunca mais voltar.

A resposta seria a perda da guarda da criança, já que Ross faz um péssimo trabalho como pai. Os sinais, de acordo com os fãs, estão todos à vista. O professor tem casos com estudantes, tenta sair com a própria prima, é bastante ciumento e possessivo e toma várias decisões duvidosas em sua vida (quem nunca, né?), além de ter problemas com o controle do seu temperamento. Diante desse cenário, a ex-mulher, Carol, pede a guarda total de Ben, e por isso o menino deixa de aparecer após a 8ª temporada.

7. Aquele em que o vizinho foi assassinado

O vizinho chato de Monica e Rachel morre de causas naturais na 2ª temporada. Há quem diga, no entanto, que ele foi assassinado. A história é a seguinte: momentos antes de morrer, ele bate na porta das garotas e reclama do barulho que estaria perturbando seus pássaros (mesmo sem ter aves no apartamento). Monica afirma que vai controlar o barulho, e então o senhor Heckles diz que vai voltar para seu jantar especial. Minutos depois ele está morto, o que nos faz supor que seu convidado o teria assassinado. Será?

8. Rachel teria um fetiche por pés?

Há quem tenha notado que Rachel menciona pés com bastante frequência e em várias ocasiões diferentes (nem tanto assim). Na 1ª temporada, ela diz a Ross que quer alguém que seja seu melhor amigo, mas também possa fazer com que seus “dedos dos pés se enrolem”. Ela tenta pintar as unhas dos pés de Ross, na 3ª temporada, e também faz o professor pintar as suas unhas. Na 4ª temporada, Monica está falando com Chandler sobre sobre zonas erógenas, e Rachel diz: “Ooh, dedos dos pés!”. Quando eles lhe dão um olhar estranho, ela acrescenta: “(…) para algumas pessoas”. Será que Rachel associa pés e dedos dos pés a sexo?

9. Monica é fruto de um caso extraconjugal

Que Ross é o filho preferido e Monica apenas orbita em volta do irmão, é algo bastante claro para quem assiste a Friends. A mãe dos irmãos, Judy, nem tenta esconder seu favoritismo e sempre que pode destaca como o primogênito é genial e a caçula poderia se esforçar mais… em tudo. Uma explicação dos fãs para a situação é que Judy teria tido um caso extraconjugal após o nascimento de Ross, que teria resultado no nascimento de Monica. Daí viriam a vergonha e a rejeição da mãe pela filha mais nova e toda a adoração pelo filho legítimo.

10. Eles estão em um hospital psiquiátrico

Assim como há quem pense que os personagens de Lost estavam no purgatório, há uma teoria que defende que os seis amigos estavam na verdade em um hospital psiquiátrico. As evidências seriam: eles só podem sair dos apartamentos e ir até o Central Perk, que é na verdade a área comum. Cada um deles representaria um tipo de transtorno, como vício em sexo, transtorno bipolar, compulsão por limpeza, e por aí vai. Isso também explica por que eles evitam tanto a entrada de novas pessoas no grupo, principalmente os relacionamentos amorosos de algum deles. E aí, faz sentido?

11. Joey é maluco por panquecas. Mesmo!

Essa teoria é toda baseada em um episódio da 7ª temporada, em que Joey deixa uma garota que conheceu na noite anterior no apartamento com Rachel. Ele pede que a amiga “amacie” o terreno e conte para a moça que ele não está a fim de nada sério. Esse costumava ser o trabalho de Chandler, quando eles dividiam o apartamento e, como parte do processo, ele fazia panquecas para a vítima e também extras para Joey.

Rachel faz as panquecas, mas somente para Erin, a moça da noite anterior, e ainda por cima dá a mensagem contrária. Ela afirma que Joey está apaixonado e quer um segundo encontro com certeza. Com isso, o jogo vira, e Erin decide que não há química entre os dois e acaba pedindo para Rachel e Phoebe contarem a ele que ela não está tão a fim do galã, que nem sabe como lidar com esse tipo de reação, já que está superacostumado a sempre escolher e dispensar mulheres. Para compensar, Rachel faz panquecas para ele, que no fim das contas pode ter arquitetado a história toda… apenas para descolar panquecas grátis.

12. Friends, Seinfeld e Mad About You estão no mesmo universo

Essa informação vem do canal E!: os três seriados da NBC acontecem em Nova York e têm mais em comum do que imaginamos. Friends e Mad About You estão definitivamente no mesmo universo, pois em ambos Lisa Kudrow interpreta uma garçonete chamada Ursula (a irmã gêmea de Phoebe), e em ambos Helen Hunt interpreta uma personagem chamada Jamie. Em um episódio de Friends, Jamie aparece no Central Perk e confunde Phoebe com Ursula, resultando em uma cena muito engraçada e um tanto confusa.

Enquanto essa conexão é fácil e definitiva, há também a ligação com Seinfeld. Kramer (Michael Richards), o cara estranho de Seinfeld, aparece em um episódio de 1992 de Mad About You. Isso sugere que Seinfeld, Mad About You e Friends ocorrem no mesmo “universo”, mas mais algumas conexões entre os três programas colocam essa ideia em dúvida. Courteney Cox (a Monica, de Friends) também interpretou Meryl, a namorada de Jerry, em um episódio da 5ª temporada de Seinfeld. E ainda há um episódio de Seinfeld em que George Costanza e sua esposa Susan assistem a um episódio de Mad About You na cama. Então, eles estão no mesmo universo ou não? Talvez nunca saberemos.

13. Phoebe e Joey eram amigos coloridos

Aqui está uma das teorias do próprio Matt LeBlanc, o Joey. Em 2015, ele disse à revista People: “no final, nós realmente pensamos que Joey e Phoebe estavam fazendo sexo casual o tempo todo. Nós voltávamos e filmamos todas as cenas históricas e, Joey e Phoebe saem juntos de um armário de vassouras. Mas eles ficaram tipo ‘Não'”. Antes de o Mike aparecer, é algo que se encaixa, já que os dois são mais “livres” que os demais.

14. Friends aconteceria no mesmo universo de Esqueceram de Mim

Esta teoria dos fãs ganhou visibilidade em 2016 e surgiu depois que algumas pessoas notaram que, no episódio “The One With Princess Consuela”, a vista da nova casa de Chandler e Monica é a mesma da residência McCallister do filme Esqueceram de Mim. É possível até mesmo ver a garagem azul da família Murphy do outro lado da rua. Será que eles se mudaram para a casa que pertenceu aos McCallister? Ou será que acabaram usando a mesma filmagem, uma vez que Monica e Chandler se mudaram para fora de Nova York e os McCallister moravam em Chicago? Hmmm.

15. Ross tem síndrome de Asperger

Que Ross é extremamente inteligente, porém bastante burro, ninguém nega. Apesar de ser um importante paleontólogo, ele acaba metendo os pés pelas mãos em muitas ocasiões e é, indiscutivelmente, o mais socialmente desajeitado do grupo. Quem não se lembra da bronzeado que ele conseguiu ao se atrapalhar na máquina de bronze por spray? Ou o termo UNAGUI?! Ele também errou o nome da noiva bem diante do altar. Essas situações poderiam ser explicadas pela síndrome de Asperger.

Este texto foi escrito por Luiza Lafuente via nexperts.