Sabia que a Groenlândia também pode ser chamada de Groelândia ou Gronelândia? Considerada a maior ilha do mundo, a Groenlândia é um lugar extremamente frio, o que faz muita gente nem cogitar um dia conhecer a ilha. Mas se vocês pensam que por lá tem apenas gelo, caros leitores, vocês estão enganados. É claro que gelo tem em abundância (risos) mas, por incrível que pareça, a Groenlândia é um país incrível.

Pois bem, como sabemos que muitos dos nossos leitores não têm ideia do que existe na Groenlândia e do que acontece por lá, resolvemos fazer essa matéria para vocês. Então, confiram agora a nossa lista com 15 fatos fascinantes sobre a Groenlândia:

1 – Apesar de ter um clima extremamente frio, a Groenlândia é habitada desde 2500 a.C.. Ao longo do tempo, muitas tribos e nações diferentes viveram na ilha. Hoje a população é composta por 89% de gronelandeses e 11% de uma mistura de nações europeias.

2 – Boa parte da área da Groenlândia tem menos de 1500 metros de altitude, mas também há picos atingindo milhares de metros de altura. A montanha mais alta do país é o campo de Gunnbjorn, com 3700 metros.

3 – Não são apenas as montanhas da Groenlândia que atraem esportistas extremos de todo o mundo. Na verdade, as geleiras locais oferecem ótimas condições para escalada e montanhismo.

4 – Scoresby Sund é o maior fiorde (uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas) do mundo. Essa fiorde se estende por mais de 350 km, e é também um dos mais profundos.

5 – Para quem não sabe, o Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia é o maior parque nacional do mundo. O local tem uma área de 972 mil quilômetros quadrados, aproximadamente a área do Egito.

6 – Por falar no Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia, o local abriga uma grande variedade de espécies de animais, como ursos polares, baleias jubarte, morsas, raros lobos árticos e cerca de cem espécies de pássaros.

7 – Mesmo parecendo um lugar congelado e coberto de neve, há períodos do ano em que algumas partes do país ficam com uma vegetação exuberante e com plantas coloridas. São mais de 500 espécies diferentes de plantas que podem ser encontradas por lá.

8 – É a maior ilha do mundo e tem mais de 44 mil quilômetros de linha costeira. A população é escassa, confinada a pequenos povoados na costa. Lá se encontra a segunda maior reserva de gelo do mundo, apenas ultrapassada pela Antárctica.

9 – As pessoas que gostam do estilo de vida da Groenlândia, talvez gostem de visitar Nuuk, a capital do país. Antes era apenas um pequeno assentamento de pesca, hoje é o centro econômico, cultural, comercial e político do país.

10 – A principal religião da população é a luterana. As línguas oficialmente praticadas na ilha são a groenlandesa e a dinamarquesa.

11 – Mesmo sendo um país extremamente gelado, existem fontes termais na Groenlândia. As mais populares ficam em Uunartoq, com banheiras naturais com temperaturas que chegam a 60 ° C.

12 – No inverno, quando os 30 graus abaixo de zero não são raros, acontece a “kaperlak”, a noite eterna.

13 – Mas também há grandes festejos por causa do Festival do Retorno do Sol, quando os groenlandeses festejam o fim das noites intermináveis.

14 – A Aurora Boreal é considerada um dos maiores espetáculos naturais da Terra. Durante os meses claros de inverno, o céu escuro é frequentemente iluminado por um espetáculo de luz impressionante, com uma variedade de cores. Na Groenlândia, as melhores épocas para avistar o fenômeno é de novembro a março.

15 – Outra coisa incrível que tem na Groenlândia são os trenós puxados por cães. Muitos guias de turistas dizem que o trenó puxado por cães é, de longe, a melhor maneira de explorar e experimentar a natureza única do Ártico.

E você, já conhecia todos esses fatos sobre a Groenlândia? Comente!

Essa matéria 15 fatos fascinantes sobre a Groenlândia foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.