Nós estamos passando por um momento marcante na política. Turbulento, mas marcante. Entre brigas de partidos e discussões sobre o que é moral e amoral, a História, mais uma vez, se faz presente e necessária para entender os dois lados da moeda. Então, que tal aproveitar o feriadinho para estudar de um jeito nada maçante? Separamos 13 filmes para você aprender com o passado, não repetir os erros no futuro nem sair falando besteirinha por aí. Vale a pena!

<span class="hidden">–</span>Reprodução

1. Dunkirk (Operação Dínamo)
O longa de duas horas de duração conta a história da Evacuação de Dunkirk através de uma narrativa não-linear. Você sente na pele o terror vivido pelos soldados da França e da Inglaterra que ficaram ilhados na cidade portuária francesa enquanto eram bombardeados e esperavam ser aniquilados pelos Alemães. Tensão do começo ao fim!

2. 300 (Grécia Antiga)
A Grécia Antiga é a porta de entrada para o universo da história em qualquer escola.O filme, que conta com Rodrigo Santoro no elenco,  mostra de perto o cotidiano desse povo que vivia da guerra. O foco está na batalha contra o Império Persa, a mais relevante desse período!

3. Cleópatra (Egito)
O clássico conta com Elizabeth Taylor como protagonista! Para quem não sabe, a inglesa foi uma das mais aclamadas atrizes dos anos 60. No filme, conhecemos mais sobre a vida da mulher mais importante, sexy e poderosa da História Antiga, com direito a muitas jóias e romance! O longa é fundamental para quem ama história e cinema.

4. Gladiador (Império Romano)
Ainda não conseguiu visitar o Coliseu, em Roma? Bom, por enquanto, pelo menos, você pode conhecê-lo de longe, através das lutas dos gladiadores nessa arena que conta muito sobre a política de pão e circo em que viviam os romanos – e em que ainda vive tanta gente. Os protagonistas são Russell Crowe e Joaquin Phoenix. Um clássico!

5. Jeanne d’Arc (Idade Média)
A vida da primeira feminista da história se confunde com a força da Igreja durante a Idade Média e, é claro, com a Santa Inquisição. A protagonista é Milla Jovovich e o diretor é o Luc Besson, que fez também O Quinto Elemento.

6. Shakespeare apaixonado (Renascimento)
Um filme que junta Shakespeare, Michelangelo e Leonardo Da Vinci não tem como dar errado! Para os apaixonados por arte, esse filme é definitivamente um must na sua listinha cinematográfica.

7. Maria Antonieta (Revolução Francesa)
Imagine se casar com 14 anos para simplesmente garantir a paz entre o seu país e o do noivo (no caso, entre a Áustria e a França)? E morar no Palácio de Versailles, então? O filme mostra a vida da monarquia francesa na sua fase de decadência, com todo luxo e toda luxúria. Kristen Dunst é a princesa linda, mimada e fashion que conduz essa história.

8. Desejo e reparação (Segunda Guerra Mundial)
A Segunda Guerra Mundial dividiu o mundo entre países Aliados e países do Eixo, em uma guerra contra o Nazismo. Foi uma batalha longa, que durou mais de quatro anos, e bastante traumatizante, principalmente para os países da Europa. O filme mostra, através de uma linda história de amor, a situação no Reino Unido nessa empreitada.

9. Django (Escravidão nos EUA)
O diretor Quentin Tarantino adora basear seus filmes em acontecimentos históricos. Django é mais uma prova disso! O filme mostra cenas da escravidão nas fazendas norte-americanas e a perseguição da organização racista Ku Klux Klan aos negros.

10. Diários de Motocicleta (História da América Latina)
O filme narra uma incrível viagem do Che Guevara pela America do Sul, com paisagens lindíssimas e personagens riquíssimos! Vale a pena assistir para ver como era o continente lá em 1952, para analisar a ideologia do jovem revolucionário e, é claro, para admirar o protagonista Gael García Bernal. 

11. Adeus, Lenin (Fim do socialismo)
O filme mostra a queda do muro em Berlim, em 1989, e o fim da União Soviética, em 1991. Dá para entender exatamente como era a vida da população nessa época e como foi a transição do socialismo para o capitalismo nos países da Europa Oriental.

12. O Menino do Pijama Listrado (Nazismo)
Há muitos filmes sobre a Segunda Grande Guerra, pois, aparentemente, apesar de ter sido uma época sombria da história mundial, as pessoas curtem estudá-la. O longa dirigido por Mark Herman é uma adaptação do livro de John Boyne. É uma história para a família toda e prende a atenção justamente das pessoas mais novas, que podem não se empolgar tanto com produções do tipo.

13. Batismo de Sangue (Ditadura Militar)
Pensou que não teríamos produções nacionais na lista?! O Brasil produz filmes ótimos e perfeitos para estudarmos história. Contudo, esse longa estrelado por Caio Blat e Daniel de Oliveira conta a história de cinco frades dominicanos que se engajam na guerrilha contra a Ditadura Militar, nos anos 60. Um olhar diferente para esse sombrio período brasileiro.

Bem melhor estudar história assim, não? Quem indica mais algum filme?