Poucos deuses, mesmo os mais antigos, chegaram próximos ao que Zeus representa em termos de popularidade e adoração. O governante do Olimpo era o deus dos raios, trovões, do céu, da lei, ordem e justiça. Ele foi primeiramente adorado pelos gregos e então os romanos, que preferiram chamá-lo de Júpiter. No entanto, Zeus, com o passar das eras, começou a ser cultuado em diversas partes do mundo.

Zeus também é o pai de muitas outras divindades e, segundo as mitologias, se assegurava de que cada uma delas cumprisse com seus deveres individuais e fossem punidas caso cometessem delitos. Além de cumprir seu papel como pai, agindo como conselheiro e um poderoso amigo. Hoje, trouxemos para vocês alguns fatos sobre Zeus que vocês podem não conhecer. Confira!

Zeus, o rei do Olimpo

1 – Zeus era filho de Cronos e Reia, o mais novo dentre os irmãos. No entanto, às vezes ele é colocado como o mais velho, uma vez que os demais era foram posteriormente regurgitados por Cronos.

2 – Antes do cristianismo, islamismo, judaísmo, budismo, entre outras religiões, Zeus foi o primeiro deus a ter aceitação mundial e “fama”. Graças a antigos reinos e impérios gregos, com o de Alexandre, o Grande, por exemplo, Zeus e a antiga religião foram levadas para muitas partes do mundo.

3 – Devido à ascensão do Império Romano, onde a religião grega foi adotada, Zeus se tornou o primeiro deus da antiguidade a ser cultuado em diversas regiões do mundo.

4 – A Águia de Ouro era seu pássaro sagrado, o qual ele mantinha ao seu lado em todos os momentos. A águia era um símbolo de força, coragem e justiça, assim como Zeus. Na Roma Antiga, o símbolo acabou se tornando proeminente.

5 – Zeus era implacável quanto a punir qualquer pessoa que mentisse ou enganasse outras pessoas nos negócios.

6 – Olímpia foi o local escolhido pelos gregos para homenagearem seu principal deus. Na cidade grega também eram realizados os Jogos Olímpicos, que aconteciam em homenagem a Zeus.

7 – Alguns mitos dizem que Atena teria saído da cabeça de Zeus. Ela era sua filha favorita e compartilhavam o raio e a égide, seu escudo.

8 – O Templo de Zeus Olímpico é um templo, atualmente em ruínas, em Atenas. Ele foi construído no século VI a.C. e foi concluído no reinado de Adriano. A ideia era criar o maior templo do mundo antigo. Quando terminado, ele era o maior da Grécia e abrigava uma das maiores estátuas do mundo antigo.

9 –  A representação de Zeus como um touro pode ser encontrada na moeda grega de dois euros. A forma animal foi tomada pelo deus grego quando estuprou Europa. Mary Beard, professora da Universidade de Cambridge, criticou o uso da imagem do animal na moeda para representar Zeus, uma vez que isso aparentava uma glorificação de seu terrível ato.

10 – Zeus foi identificado com Júpiter para os romanos e sincretizado com várias outras divindades, como o deus egípcio Ámon e o deus etrusco dos céus, Tinia.

11 – Antes de Zeus se casar com Hera, ele já havia se casado duas outras vezes. Quando venceu a guerra contra seu pai, Cronos, ele se casou com Métis – Titã da sabedoria e filha de Tétis e Oceano. Depois Zeus se casou com Têmis – Titã da justiça.

12 – Zeus era conhecido por seu terrível mau humor. Ele se irritava facilmente, o que poderia ser muito destrutivo. Quando em tormenta, lançava raios e causava terríveis tempestades que devastavam a Terra.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Essa matéria 12 coisas que você não sabia sobre Zeus, o rei do Olimpo foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.