Lidar com o fim de um relacionamento nunca é uma tarefa fácil, não importa quanto tempo a relação tenha durado. Mesmo que não tenha acabado em uma briga feia, existem sentimentos envolvidos ali e cada um lida com isso do próprio jeito. Aliás, cada um sabe o que sente, né? Mas, para a maioria das pessoas, o término tem fases muito parecidas. Você fica triste, com raiva, decepcionada e às vezes até inconformada com a situação, provavelmente esperando que as coisas voltem ao normal em um passe de mágica. E é quase impossível parar de pensar nisso.

<span class="hidden">–</span>Reprodução

Contudo, existem coisas que devem ser evitadas logo após o término de um namoro para não te fazer mais mal – a gente sabe que algumas são muito comuns, mas você não tem nada a ganhar com elas. Por isso, a CAPRICHO listou 11 coisas que você NÃO deve fazer após o fim do relacionamento. Preparada? Pega o lencinho aí!

1. Agir como se estivesse tudo bem

Você não precisa se forçar a mostrar ao mundo que você está bem e que já superou, quando você claramente ainda está sofrendo. Não tem nada de errado em ficar triste pelo fim de um namoro, viu? Seus amigos não vão te julgar se você não estiver com ânimo para festas e outros programas nos primeiros dias após o término. Na verdade, há quem diga que aquele ~nó preso na garganta~ que a gente sente quando está com muita vontade de chorar só desaparece depois que você derrama todas as lágrimas que precisa.

<span class="hidden">–</span>Reprodução

2. Se envolver amorosamente com outra pessoa só para superar

Esse é um dos piores erros tomados logo após o término. Sério! Se você acabou de sair de um relacionamento e ainda está digerindo o fim dele, não existe razão nenhuma para tentar embarcar em outro só para superar o anterior. Aliás, fazer isso só vai colocar os sentimentos de uma terceira pessoa em jogo – e você não gostaria que fizessem isso com você, certo? Gostar de alguém é uma sensação muito boa, mas apenas quando você está pronta para isso. Dê tempo a si mesma!

<span class="hidden">–</span>Reprodução

3. Escutar músicas que te fazem lembrar da pessoa

Quem nunca passou um tempo ouvindo músicas tristes no término? Se for dentro do seu quarto com chuva batendo na janela, seria praticamente uma cena de um filme romântico. Mas, apesar de ser tentador, músicas que te fazem lembrar da pessoa só vai te causar ainda mais tristeza. Seria a mesma coisa que tentar tampar um buraco cavando outro, né?

<span class="hidden">–</span>Reprodução

4. Reler conversas ou rever fotos antigas

É claro que conversas e fotos antigas de vocês também não vai te ajudar a superar o término, né? Principalmente porque ver o passado de vocês vai alimentar a ilusão de que vocês podem voltar em breve, mesmo que isso aconteça inconscientemente. E já sabemos que criar esse tipo de expectativa não é nada saudável, certo? Não que você precise já excluir de cara todas as fotos que você tirou com a pessoa – até porque ela foi importante na sua vida. Mas, pelo menos, tente deixá-las bem arquivadas em algum lugar para que você só as veja novamente quando estiver pronta para isso.

<span class="hidden">–</span>Reprodução

5. Stalkear as redes sociais

Provavelmente temos aqui a coisa que todo mundo mais faz logo após o término: stalkear. A gente sabe que é difícil controlar a vontade de saber como a outra pessoa está lidando com o fim da relação, se ela publicou alguma coisa que possa se relacionar com você, entre outros. Contudo, se você criar o hábito de ficar o tempo todo conferindo a vida do outro, você demorará ainda mais para conseguir sair dela. Concentre-se na sua vida!

<span class="hidden">–</span>Reprodução

6. Mandar indiretas na internet

Assim como ficar stalkeando o ex, também não faz muito sentido ficar postando várias indiretas para ele como se ele também estivesse te stalkeando, né? Lembre-se: você não precisa mostrar para ninguém sobre como você está lidando com o término. Fica na sua que tudo fica bem mais fácil!

<span class="hidden">–</span>Reprodução

7. Alimentar ódio

Você não precisa guardar mágoa, rancor ou raiva da pessoa só porque vocês terminaram, a não ser que ela tenha te feito algum mal que tenha resultado no término. Mas, caso isso não tenha acontecido e vocês só terminaram porque realmente não deu certo, afaste a raiva de si. Além de não fazer sentido nenhum odiar alguém que já te fez muito feliz, esse sentimento só te fará mal. Certo?

<span class="hidden">–</span>Reprodução

8. Falar mal da pessoa para todo mundo

E é por isso que outro erro é sair falando mal do ex para todo mundo. Se alguém perguntar sobre o término, apenas diga que você ficará bem e que está seguindo em frente. Até porque você não iria gostar nadinha se ele falasse mal de você para outras pessoas, né?

<span class="hidden">–</span>Reprodução

9. Frequentar lugares que você sabe que a pessoa também estará

Talvez seja um pouquinho difícil adivinhar onde você pode ou não encontrar a pessoa, mas nas ocasiões em que você sabe que ela estará lá, pode ser uma boa ideia evitar ir também. Não que você tem que deixar de sair por aí só porque não quer encontrar o ex, mas é bom pensar em qual seria sua reação ao estar no mesmo ambiente que ele. Se você acha que uma parte de você vai se sentir mal, é bom poupar essa situação, né?

<span class="hidden">–</span>Reprodução

10. Se trancar no quarto com filmes românticos e chocolate para sempre

É claro que nos primeiros dias isso é tudo que você terá vontade de fazer, mas não dá para ficar nessa bad para sempre. Guarde a primeira semana para o chocolate e as comédias românticas, está tudo bem. Depois disso, foque em levantar, arrumar o visual, marcar de sair com uns amigos, conhecer lugares e pessoas novas, se divertir. Cada fase no seu tempo certo.

<span class="hidden">–</span>Reprodução

11. Tentar manter uma amizade logo após o término

É aquela clássica história: dê tempo ao tempo. Não tem nada de errado em ser amiga de ex, mas não dá para tentar forçar a amizade logo depois do término. O ideal é você esperar superar o que você sentia e, quando você acordar e perceber que está tudo bem, tentar se reaproximar aos poucos. Se foi uma pessoa importante na sua vida, por que não mantê-la nela? É só esperar a hora certa!

<span class="hidden">–</span>Reprodução