A Volvo apresenta a linha 2017 do utilitário esportivo XC60 – o modelo mais vendido da fabricante sueca no País – com uma importante novidade: o motor diesel na configuração D5, o mais potente entre seus concorrentes diretos, com 220 hp.

A robustez do propulsor – de 2,4 litros, turbodiesel e cinco cilindros – é também acompanhada de muita força. São 440 N.m de torque máximo alcançados entre 1.500 e 3.000 rpm. Esse moderno powertrain apresenta outro atributo, que é a economia de combustível. De acordo com dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o XC60 D5 recebeu a classificação “A” do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que faz dele o mais eficiente da categoria, com 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l em estrada. Com um tanque de combustível de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia.

Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil

O XC60 diesel está equipado com sistema de tração integral AWD com diferencial central de acoplamento viscoso, que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo.

O utilitário esporte da Volvo é equipado com transmissão automática Geartronic de seis velocidades e paddle shift na coluna de direção, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.

Uma gama atraente e competitiva

Na linha 2017, o XC60 D5 é oferecido em duas versões de acabamento, Kinetic e Momentum, seguindo a nomenclatura global da Volvo. O modelo apresenta acabamento refinado em seu interior, caracterizado por diversas opções de cores combinadas, e é atraente em vários sentidos.

Banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18” são alguns dos equipamentos de série.

Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil

A versão Momentum vai além, incluindo banco com regulagem elétrica também para o passageiro, painel de instrumentos digital de 8” com três modos de tela, teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, além de suporte lombar com regulagem elétrica do assento dianteiro e sistema de navegação por GPS (com mapas em 3D e informações de tráfego em tempo real).

O sistema de entretenimento é igualmente completo, contando com display central com tela de 7″ e DVD player. O áudio de alta performance é reproduzido em 8 alto-falantes.

Um modelo de referência em segurança e tecnologia

Além do amplo pacote de equipamentos, o XC60 prima pela segurança de seus ocupantes e oferece de série o City Safety, um sistema de assistência ao condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas. Ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo.

O modelo é também equipado com seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças.

Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil

O XC60 D5 se beneficia da tecnologia de última geração ao disponibilizar o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista a seu veículo. Entre os recursos, indicação da necessidade de manutenção de alguns itens e acesso a dados do computador de bordo.

O Volvo On Call está integrado ao sistema Sensus Connect, uma solução completa de entretenimento e conectividade, que oferece serviços de streaming de música, rádio e podcasts online, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros.

Reconhecido por sua sofisticação, luxo e segurança, o XC60 D5 chega à rede de concessionárias da marca no Brasil com preço especial de lançamento durante o mês de agosto: R$ 199.950,00 na versão Kinetic e R$ 224.950,00 na Momentum.

Atualmente, o XC60 é responsável por 53% das vendas da Volvo no mercado nacional. Entre janeiro e julho deste ano, o SUV premium sueco acumula 1.179 unidades vendidas.

Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil Volvo XC60 ganha versão D5 Diesel no Brasil