Nova taxa de turismo para visitar Jericoacoara. Foto: GC/Blog Vambora!

A partir de 21 de setembro de 2017 será preciso pagar uma taxa de turismo para visitar Jericoacoara, um dos destinos mais lindos e desejados do Brasil. A nova taxa vinha sendo discutida já há algum tempo e a partir de 21/07/2017 começará a ser implantada.

O objetivo dessa nova taxa de turismo sustentável é colaborar na preservação da Vila de Jericoacoara, já que a mesma é uma área de preservação ambiental e com o crescimento do turismo, precisa aplicar mais investimentos e ações com objetivo de desenvolver e preservar o local. Outros destinos com áreas de preservação, como Fernando de Noronha, também já aplicam taxas de turismo aos turistas, ainda que em Fernando de Noronha, o valor da taxa diária seja bem maior.

Em Jericoacoara, o valor da taxa de turismo é de R$ 5,00, por dia, por cada visitante e poderá ser paga com antecedência pelo turista. Moradores de Jericoacoara estão isentos da cobrança, além de crianças com até 12 anos e idosos acima de 60 anos.

Como pagar a nova taxa de turismo de Jericoacoara:

A nova taxa de turismo de Jericoacoara poderá ser paga ao chegar na vila ou com antecedência, via boleto bancário gerado no site da Secretária de Turismo. Veja como proceder:

1-) Entre no site da Secretária de Turismo http://speedgov.com.br/satjij/servlet/gerataxatur e clique em “Gerar Taxa”. Há versão em inglês também para estrangeiros.

Taxa de Turismo de Jericoacoara - Tela 01

2-) Insira os seus dados pessoais e de estadia. Aqui cada visitante deve emitir um boleto próprio. Clique em “Confirmar dados”.

Vivendo e aprendendo: Nova Taxa de turismo em Jericoacoara, veja como pagar

3-) Boleto gerado basta pagar no banco e guardar o comprovante de pagamento. Ele deverá ser apresentado, junto com o voucher de hospedagem, diretamente na sua pousada ao chegar em Jericoacoara.

Quem não quiser pagar com antecedência via boleto, deverá fazer o pagamento da taxa de turismo assim que chegar na Vila de Jericoacoara, num posto de atendimento no estacionamento de Jeri, bem na entrada da vila. Nesse começo da cobrança deve haver uma certa confusão e demora na entrada de Jeri para quem for pagar na hora, então quem puder, vale fazer o pagamento com antecedência.

Algumas informações adicionais sobre a nova taxa de turismo de Jericoacoara:

Caso você fique por mais tempo em Jericoacoara do que informado, deverá gerar um novo boleto, com pagamento imediato, relativo ao período de dias excedentes que desejará ficar.

No check out da pousada você receberá um canhoto do voucher de pagamento e hospedagem. Ele deverá ser devolvido no posto na entrada da vila, na hora que for embora de Jericoacoara.

Quem for passar apenas o dia em Jericoacoara também deverá pagar a taxa de turismo. No caso, se for pagar por boleto, ao invés de colocar o nome da pousada/hotel, escolha a opção “visitante” e coloque o mesmo dia na entrada e saída de Jeri.

Como o valor dessa taxa é relativamente baixo (se comparado a outros destinos, como Fernando de Noronha), não se acredita que ela reduza o número de visitantes em Jericoacoara. O que esperamos é que o dinheiro seja bem utilizado para o desenvolvimento e preservação desse paraíso que é Jericoacoara. Vambora!

*** Veja mais dicas de JERICOACOARA:
Onde se hospedar em Jericoacoara: Dicas de hotéis e pousadas
Como chegar em Jericoacoara e melhor época para visitar

Roteiro de Viagem para Jericoacoara: Sugestão de 3 a 6 dias
TODAS as dicas de JERICOACOARA no blog

Este artigo foi publicado originalmente no Blog Vambora