TRE disponibiliza aplicativo para denúncias de irregularidades em campanhas

Diretora do órgão, Ana Esmera explicou o funcionamento da nova ferramenta.

Diretora geral do TRE, Ana Esmera explicou como funciona o novo aplicativo de denúncias da justiça eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contará com uma nova ferramenta para o recebimento de denúncias na campanha das eleições municipais deste ano. De acordo com a diretora geral do órgão, Ana Esmera Pimentel, a fiscalização será mais intensa com a chegada do aplicativo “pardal”.

“O aplicativo é excelente e fácil de ser usado. Ele pode ser utilizado através do smartphone ou do computado. Qualquer cidadão pode baixar a app e através dele fotografar ou filmar irregularidades, enviando-as imediatamente para analise da justiça eleitoral”, comenta a diretora.

Ainda de acordo com Ana Esmera, após ser enviada, a procedência da denúncia é analisada pela justiça eleitoral, que também informa ao denunciante o andamento do caso. “Quando o cidadão faz a denúncia, ele recebe um feedback onde acompanha pelo aplicativo o andamento da denúncia. Isso dá uma credibilidade maior e mostra que a denúncia está sendo apurada”, destaca.

Para ter acesso ao aplicativo, é preciso pesquisa-lo pelo nome “pardal” através do Play Store (Android) ou e Apple Stor(IOS) e baixá-lo, ou então acessar o site do TRE e buscar neste link.


Confira a entrevista: