Após muitos anos tropeçando, caindo, levantando e voltando a cair, o Playstation Vita pode finalmente estar com os dias contados. Moribundo, o portátil da Sony é uma excelente peça tecnológica, muito mais forte que o 3DS, mas carece de mais jogos e foi abandonado pela própria Sony, que não lança um exclusivo há muito tempo para o pequeno notável. No Japão o Vita ainda é sucesso, porém em Hong Kong pode ter sido o começo do fim definitivo para ele.

A Sony atualizou o site da Playstation em Hong Kong e em seu catálogo simplesmente removeu o PS Vita. Quem revelou a informação foi o analista Daniel Ahmad através do Twitter.

A postagem de Daniel Ahamad ainda traz uma imagem que comprova a eliminação do Vita do catálogo e o analista usa o termo “RIP”, para dizer que o Vita morreu. Apesar de em Hong Kong o portátil ter desaparecido, em outras regiões da Ásia ele ainda é listado, mas não sabemos por quanto tempo mais.

Como no Japão os lançamentos de novos jogos são constantes, é provável que por lá o portátil ainda sobreviva por mais tempo, mas como esses jogos não saem do território nipônico, as demais regiões ficam a deriva.

Eu tenho um PS Vita e uso bastante para jogar games indies. Atualmente venho me divertindo muito com The Swapper. Porém, quando comprei um 3DS senti uma tremenda diferença de qualidade nos jogos e isso contribui muito para o insucesso do portátil da Sony no mundo todo.